quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Água de Ribeirão Bonito continua insatisfatória, dizem laudos de análises

Análises de água de Ribeirão Bonito para consumo humano referentes ao mês de setembro último, mostram que se encontram em desacordo  com a legislação por apresentar baixo teor de fluoreto, abaixo da faixa estabelecida. Em algumas análises foi possível detectar a presença da bactéria  Escherichia Coli. 
Nelson de Souza - Armando Simões e Valdinei  Oliveira

Há mais ou menos 15 dias, os vereadores Leandro Mascaro(DEM), o Galego, Valdinei de Oliveira(DEM), o Tuca, Armando Simões(PTN) e Nelson de Sousa(PSB) em ofício, solicitaram à Vigilância Sanitária as últimas análises de água do município. A Vigilância, segundo Galego, encaminhou várias análises do mês de setembro de 2018. Entre elas, algumas se apresentavam de forma insatisfatória. Como mostram os laudos abaixo. Clique nas imagens.




Aliás, é dever dos profissionais que lidam diretamente com o assunto terem o total conhecimentos de alguns itens, como: 
a) os parâmetros microbiológicos e físico-químicos e seus valores-limites permissíveis na água; b) as possíveis fontes dos diversos contaminantes passíveis de encontrar na água; c) o significado dos parâmetros para a saúde humana e os agravos à saúde decorrentes da ingestão de água contendo substâncias em concentrações superiores às permissíveis; d) o significado dos indicadores de qualidade microbiológica, sua importância e suas limitações.

O problema do tratamento da água na cidade se arrasta desde o ano passado, quando em 7 de março de 2017 a câmara de Ribeirão Bonito já denunciou o não tratamento de água durante um período, o que se tornou uma grave situação para os consumidores de água da cidade. Veja AQUI

No dia 13 de março de 2017, a EPTV, afiliada da Rede Globo pautou matéria sobre a falta de tratamento adequado de água na cidade.  A emissora apresentou um dos laudos, onde foi atestado a presença da bactéria Escherichia Coli.
Veja AQUI
                                                              Imagem da EPTV 

O Blog do Ronco em visita a uma das represas da cidade, constatou a forma ultrapassada que a cidade trata sua água. Veja AQUI. 
Estação de tratamento de água de uma represa que abastece parte da cidade

Há muito tempo que os moradores de Ribeirão Bonito que são abastecidos pela represa conhecida por Cidoca, ao abrirem suas torneiras deparam com água escurecida e barrenta, principalmente em época chuvosa. O fato vem de longe, de outras administrações, porém até o momento, nada foi feito para minimizar esse problema. O pior é mesmo com relação a qualidade da água e não somente quanto à coloração. Em algumas matérias do Blog do Ronco, o fato da água não se apresentar de acordo com normas legais de potabilidade foi apresentada aos seus leitores.

É bom registrar que muitas famílias de Ribeirão Bonito se utilizam dessa água para beber, o que traz preocupação para os consumidores.
Água da torneira à esquerda após um dia chuvoso.  Á direita água potável de garrafa

A Prefeitura foi sentenciada a providenciar o tratamento adequado em um prazo de 90 dias  sob pena de multa diária, como mostra o documento ao lado(clique na imagem)

Para o vereador Galego(foto), a situação se complica, pois a prefeitura está obrigada a fazer o devido tratamento de acordo com a lei vigente, dentro dos parâmetros aceitáveis, e não é o que está acontecendo. 

"Isso é mais um descaso com a população da cidade, pois houve tempo suficiente, após denúncia,  para o devido tratamento da água, que é fundamental para a população" disse Galego.

Nenhum comentário: