sábado, 25 de maio de 2013

Dourado e o ponto de Equilíbrio

Sergio Ronco
Blog do Ronco
Com relação a algumas críticas da realização do evento "Dourado Rodeio Show", que o Blog do Ronco tem recebido, e de  festas de maneira geral que são realizadas em pequenas cidades do interior, penso que tem que haver um equilíbrio em todas as ações de um bom administrador. Claro que uma cidade não vive eternamente de festas, mas elas são importantes também. O povo trabalhador necessita de momentos alegres e festivos, onde é possível uma integração maior entre os seus moradores. É nesse momento que se visualiza a confraternização. Várias cidades tem calendário festivo. O comércio se beneficia disso.

Ainda sobre os gastos que a prefeitura teve com o evento, acho de bom tom que a prefeitura coloque em seu site de forma  detalhada, de onde veio o recurso e como foi aplicado, para que não haja duvidas. Essa é a forma adequada: com transparência e honestidade.

Sabemos que Dourado necessita progredir e avançar em várias áreas. A falta de emprego e de opção aos jovens é uma delas. A saúde sempre tem espaço para melhorias. Sabemos que houve contratação de novos profissionais e que dificilmente forma-se fila para atendimento médico. Por outro lado,  a Santa Casa continua fechada, e é um compromisso do prefeito reabrí-la.  Espero e faço votos que o Juninho Rogante cumpra o prometido em campanha, apesar das dificuldades que sabemos que existem na reabertura da entidade. 

Estamos no início de uma nova gestão, sempre temos esperanças de melhorias em todos os sentidos e em todos os setores. No quesito transparência, todas as prefeituras com menos de 50 mil habitantes serão obrigadas a partir do dia 27 próximo, divulgar em seus sites as contas do município de forma que o contribuinte entenda e possa acompanhar onde o seu dinheiro está sendo aplicado. 

A Câmara Municipal tem o papel fiscalizador do Executivo e representa a população no Legislativo. São os vereadores que têm a outorga para acompanhar nos mínimos detalhes a gestão do prefeito.

O que temos visto no início de gestão em Dourado, é uma disposição do jovem prefeito Juninho Rogante em atender às necessidades da população. Ele tem se mostrado ativo e disposto à troca de idéias. Acho isso importante. Quero ainda propor ao Juninho, para que realize Audiências Públicas com a população junto com os seus assessores, para que  de tempos em tempos, possam  explicar quais os seus projetos para Dourado e onde pretende investir os recursos da cidade.

Um governo participativo age dessa forma, com transparência e honestidade, sempre!

Uma avaliação mais apurada do governo Juninho Rogante em Dourado, poderá ser realizada perto de completar o primeiro ano de governo. No momento nos passa uma boa impressão.

O Blog do Ronco está agendando com a Secretaria da Saúde uma entrevista para que a população saiba o que foi realizado até o momento. Este espaço estará sempre aberto a discussões que possam ajudar no desenvolvimento de Dourado.

10 comentários:

arnaldo davoglio disse...

Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”, a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.

De Dourado disse...

Ronco ,concordo q o povo de dourado q e muito trabalhador,precise de momentos de lazer,nao tenho duvida disso. Mais quantas familias nao puderam ir ao rodeio com suas criancas ver talves os seus cantores favoritos porque nao tiveram condicoes de comprar o ingresso ,ate porque foi no meio do mes. No domingo foi de graca mais as coisas la dentro estavam muito caras para uma cidade como dourado,emfim quantas criancas nao choraram para seus pais ,q sem dinheiro nao puderam fazer nada. Festas para o povo de dourado ou para parte dele? Todo mundo sabe q o nosso prefeito gosta de rodeios ,cavalos etc..mais e os outros gostos da populacao? O hospital esta fechado ,acho q deveria ser a prioridade antes de qualquer rodeio ,carnaval e outras coisas. Mais e o prefeito q o povo votou ,agora temos q acreditar nele . Muito obrigado pelo espaco e viva a democracia.

Emilio Minutti disse...

Como em tudo na vida ha acertos e erros, a unica coisa que precisamos é que o atual prefeito acerte mais do que erre.Assim sendo espero que nestas festas ainda possamos comemorar a instalação de uma nova industria, a reabertura do hospital entre outros pleitos oferecidos em campanha, a primeira parte ele esta cumprido, as festas estão ai, vamos comemorar então...ou ainda é cedo ?!

Cidadão Douradense disse...

Engraçado tocar no assunto transparência! Por que os editais das licitações da prefeitura de Dourado não estão mais sendo disponibilizados no site da prefeitura? Anteriormente eram, e eu, como cidadão, gostava de olhar os editais e conferir os detalhes dos serviços contratados e as compras municipais. Muito estranho esta atitude!!! O ministério público e o Ronco, como representante da amarribo, deveriam investigar o por que disso!!! Muito estranho mesmo!!!

Unknown disse...

PARABÉNS JUNINHO FOI UMA FESTA MUITO BOA, O POVO SE DIVERTIU, DOURADO FICOU FAMOSO EM MUITOS JORNAIS E NA INTERNET, FAZIA MUITO TEMPO EM QUE NÃO SE OUVIA FALAR DE DOURADO TÃO LONGE, SEI QUE O PREFEITO AMA ESSA CIDADE E VAI FAZER MUITO POR ELA, JUNINHO LUTE SEMPRE, PARABÉNS E CONTINUE ASSIM, E DOURADO VAI TEER MUITO ORGULHO DE VOCÊ.

arnaldo davoglio disse...

Prezado Ronco, tenho certeza que suas ações como jornalista é a busca da verdade, leal com os cidadão,mantem uma independência daqueles que cobrem, serve como um monitor independente do poder, proporciona, cf. acima, um fórum para a crítica pública e de compromisso, esforçando-se para fazer o significante, interessante e relevante. Obrigado, contamos com você.
Ele deve manter a notícia abrangente e proporcional.

arnaldo davoglio disse...

digo, leal com os cidadãos.Voce deve manter a noticia abrangente e proporcional.

Edivaldo Rossetto disse...

Ao "cidadão douradense": as licitações continuam sendo publicadas no site normalmente, segue o link: http://dourado.sp.gov.br/Pagina/Default.aspx?IDPagina=129.

A publicação dos atos administrativos passam a ser obrigatórios a partir da Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009. O municípios com menos de 50 mil habitantes integram a lei a partir de hoje!

Cidadão Consciente disse...

A cidade se preparou para receber os visitantes

Quem visitou Dourado nos dias de festa notou algumas mudanças na cidade, às vias de acesso sofreram manutenção em conjunto com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), sinalização revitalizada, poda de arvores e aparo dos gramados.
Na área urbana a prefeitura pintou guias e sarjetas nas cores da bandeira do município, realizou tapa buracos e recapes em pontos onde se encontrava a necessidade. Quem se aproxima de Dourado já pode avistar de certa distancia as novas bandeiras instaladas nos trevos da entrada, as bandeiras do Brasil e de Dourado estão hasteadas em mastros de 15 metros de altura.
Dourado ainda cuidou de resgatar o símbolo que da nome ao município, nas duas avenidas da cidade foram instalados totens iluminados. Com sete metros e meio de altura levam escrito o nome da cidade e o peixe que nomeia a mesma, peixe representado em escultura iluminada de dois metros e meio no topo da plataforma.

Não é só festa

A boa relação dos habitantes de Dourado com o prefeito municipal se iniciou com outras atitudes. Na saúde o prefeito reorganizou o departamento de saúde, contratou novos médios, voltou o atendimento em horário adequado nos postos dos bairros, disponibilizou dentistas gratuitos no período noturno, voltou a realizar cirurgias eletivas paradas há dois anos, colou a cidade em primeiro lugar no rancking de busca ativa de tuberculose e na prevenção da dengue.
Na educação ainda no quinto mês de mandato já é notada mudanças, todos os alunos já estão com novos uniformes, todas as salas de aulas foram modernizadas recebendo lousas digitais de ultima geração e a merenda foi significativamente melhorada com a inclusão de novos itens nas licitações.
O centro de lazer do trabalhador depois de longos anos fechado passou por reformas e foi reaberto, agora as piscinas também ficam disponíveis aos finais de semana. Planejado desde o inicio do ano, o projeto social “Nosso pão, nosso leite” que servirá café da manha aos trabalhadores rurais do município, deve iniciar na próxima semana.

A visão de um futuro ainda melhor

Ao falar do futuro o prefeito Juninho Rogante se anima, são vários projetos que o chefe do executivo tenta emplacar na cidade. Nas ultimas semanas circulou em vários veículos de comunicação a reunião que Rogante fez com o secretário de habitação Silvio Torres, novas residências são aguardadas na cidade.
Mas o que mais comove o prefeito de apenas 30 anos é a situação do hospital da cidade, que se encontra fechado a mais de dois anos, Juninho diz que parte da sua equipe esta empenhada na solução dos problemas da associação mantenedora da “casa de saúde santa Emilia”. “Nós já sabíamos que seria difícil, mas estamos trabalhando todo dia, algumas portas foram fechadas outras se abriram, eu tenho fé que vai dar tudo certo, a população de Dourado precisa” completa o prefeito.

Ines disse...

Êta povo reclamão de Dourado :
Ribeirão Bonito .Janeiro,Fevereiro,Março ,
Abril,
Maio ,E ..........Nada !
onde estão as pessoas que ajudaram o Prefeito se Eleger ?
fizeram com ele como fazem com os casamentos ,todo mundo ajuda à montar no cavalo Bravo depois todo mundo some .e aí alguém pode ajudar ?