quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Surto do vírus de Marburg na África Central preocupa OMS

O primeiro surto do vírus de Marburg, confirmado na África Central, está preocupando a OMS. Com nove mortes confirmadas e 13 casos suspeitos na Guiné Equatorial, a organização aumentou sua vigilância epidemiológica na região.

Em Camarões, dois casos suspeitos foram registrados na terça-feira (14), levando o país restringir a movimentação na fronteira para evitar o contágio.

Ele é transmitido aos seres humanos por morcegos frugívoros e pode se espalhar por meio do contato direto com os fluidos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados. Por enquanto, não há vacinas ou tratamentos antivirais aprovados para tratar a doença.

“O rastreamento de contato, como você sabe, é a pedra angular da resposta. Redistribuímos as equipes de Covid que estavam lá para rastreamento de contato e rapidamente as adaptamos para realmente nos ajudar”, disse George Ameh, representante da OMS na Guiné Equatorial.

“Estamos trabalhando em um plano de resposta de 30 dias, no qual poderemos quantificar quais são as medidas exatas e quais são as necessidades exatas”, acrescentou. (Antagonista)

Nenhum comentário: