sexta-feira, 10 de setembro de 2021

União de forças minimiza a ação criminosa dos incêndios

 Dias difíceis......

Dourado vem passando nos últimos dias por vários incêndios e focos espalhados nas proximidades da SP-215 que avançam pelas propriedades rurais trazendo prejuízos enormes para a fauna e flora, além de prejuízos materiais aos ruralistas. Não se sabe com certeza a origem desses focos. Imagina-se que deva ser de ação criminosa.

A verdade é que os registros fotográficos que estão circulando pela internet, com criação e animais da nossa fauna mortos, nos enche de tristeza.
A união dos proprietários rurais, da prefeitura de Dourado e da boa vontade de voluntários, tem dado resultado surpreendente, porém muita coisa há que ser discutida e em breve.
O Estado, e aqui falo o Departamento de Estrada e Rodagem, têm por obrigação em manter o acostamento limpo e acerado, e, infelizmente, não é isso que estamos vendo. Não que esse fator seja o único nessa tragédia toda, mas com certeza iria minimizar a possível ação de criminosos.
Do lado dos proprietários rurais, a preservação de área limpa com distância mínima da rodovia, é fundamental.
Usinas da região, as quais são beneficiadas pela cultura da cana de açucar poderiam criar mais frentes de combate ao incêndio.
O Sindicato Rural patronal tem feito um bom trabalho, convocando os proprietários rurais para uma união de forças e até mesmo com com a possibilidade de rádios HTs para uma comunicação rápida.
Quem sabe criar um fundo com recursos financeiros, uma espécie de caixinha, para essa finalidade. Equipamentos para o combate ao incêndio poderiam ser adquiridos com esses recursos.
Enfim, no grupo existem pessoas com capacidade de levar a frente essa discussão de extrema importância para todos.
A operação dos últimos 2 dias foi intensa e cheia de comprometimento de todos os que participaram dessa luta. Não foram medidos esforços para barrar a ação do fogo. Vejo que está nascendo, com a tragédia(não há outro nome) uma união de forças e, isso por si só, é muito importante.
Os meus respeitos a todos que estiveram nessa empreitada. Deus os proteja!

Nenhum comentário: