sábado, 6 de março de 2021

Viação Paraty de Araraquara suspende linhas de ônibus para Ribeirão Bonito e Nova Europa; prefeituras questionam Artesp(G1) - (A cidade On/Araraquara)

Agência de Transporte Terrestre do Estado de São Paulo diz que, devido à pandemia e redução da demanda de passageiros, emitiu comunicado que permite alterações operacionais adotadas temporariamente.

Foto: Ronco




Viação Paraty suspende linhas que fazem a rota de Araraquara a Ribeirão Bonito e Araraquara a Nova Europa — Foto: Amanda Rocha/ACidadeON/Araraquara

A Viação Paraty de Araraquara (SP) suspendeu as linhas de ônibus intermunicipais que fazem a rota até as cidades de Ribeirão Bonito e Nova Europa. A situação levou as prefeituras a questionarem a questionarem a Agência de Transporte Terrestre do Estado de São Paulo (Artesp) na sexta-feira (5).

Em nota, a Artesp informou que foi comunicada pela Viação Paraty sobre a suspensão temporária das linhas em razão da baixa demanda de passageiros. "À medida que a demanda de passageiros se restabeleça, a grade de horários voltará gradativamente", disse a agência 

Reunião


Os prefeitos Adriano Marçal (PTB), de Gavião Peixoto, e Luiz Carlos dos Santos (PTB), de Nova Europa, fizeram uma reunião na sexta-feira para buscar alternativas e solucionar o impasse. Ambos alegam que, sem transporte intermunicipal, moradores que trabalham em municípios vizinhos estão sendo prejudicados.

"Não temos condições de oferecer transporte público para Araraquara e não podemos fazer. Infelizmente, fomos muito prejudicados", disse o prefeito de Nova Europa. Já o prefeito de Gavião Peixto disse em sua rede social “que não há outra alternativa se não conceder o transporte até que a Artesp se posicione”.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Bonito informou ao G1 que foi comunicada oficialmente na quinta-feira (4) via ofício protocolado pela companhia. "Assim que recebemos, encaminhamos ao jurídico para que elaborasse um ofício destinado à Artesp para o transporte não seja suspenso".

O que diz a Paraty

A Viação Paraty explica que, desde o início da pandemia em março de 2020, as linhas de Ribeirão Bonito/Araraquara e Nova Europa/Araraquara tiveram redução superior a dois terços no número de passageiros transportados.

"Mesmo com a queda a Viação Paraty comprometida com o transporte de seus clientes e acreditando na retomada manteve o seu funcionamento. Ao decorrer do ano, com as medidas de restrições das cidades, essa retomada se tornou ainda mais distante", diz a nota.

A Viação Paraty disse ainda que o número atual de passageiros transportados não cobre o custo operacional. “Em Ribeirão Bonito, por exemplo, o valor arrecadado não cobre nem o salário do nosso motorista. Portanto foi tomada a decisão da suspensão de tais linhas”. A empresa afirma que comunicou à Artesp.

Questionada sobre o futuro dos colaboradores que atuam nas linhas intermunicipais e se suspensão vai gerar desligamentos, a Paraty afirma que serão realocados em outras linhas da empresa.

O que diz a Artesp

A Artesp informou que, em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e motivada pela redução da demanda de passageiros, emitiu comunicado que permite alterações operacionais adotadas temporariamente pelas empresas credenciadas para a prestação de serviços, como a supressão de horários de algumas linhas de ônibus. Entretanto, as empresas são obrigadas a cumprir, no mínimo, um terço do total de horários estabelecidos, priorizando os intervalos entre 5h e 8h; 11h e 13h e 17h e 20h. "Caso haja alguma alteração nas saídas ou qualquer outra mudança, as empresas devem comunicar à agência e aos usuários com sete dias de antecedência", diz a nota.

*Com informações do site A Cidade ON/Araraquara.

Nenhum comentário: