terça-feira, 1 de outubro de 2019

Utilidade Pública - Blog do Ronco Informa: Carreta Novartis da Saúde chega a São Paulo para combate à hanseníase

Carreta Novartis da Saúde chega a São Paulo para combate à hanseníase e outras doenças de pele, como o câncer

  • Serviço de saúde está percorrendo o país há 10 anos, oferecendo diagnóstico e tratamento para hanseníase.
  • Estado de São Paulo registrou 1.232 novos casos da doença em 20171.
Após percorrer diversos estados do Brasil, a Carreta Novartis da Saúde chega em São Paulo no início de outubro para levar atendimento gratuito e exames para o combate à hanseníase e outras doenças de pele, incluindo cânceres, à população local. Além do diagnóstico e tratamento das diferentes doenças de pele, os profissionais de saúde presentes esclarecerão dúvidas sobre hanseníase – doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.

A primeira cidade a receber o atendimento gratuito será Franca, que contará com o serviço do caminhão itinerante nos dias 7 e 8 de outubro. Depois de Franca, a carreta segue percorrendo o interior do estado até o fim de outubro, passando por Igarapava, Ituverava, Ipuã e, por fim, pelo município de Sales Oliveira.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. A doença já deveria estar erradicada, mas atinge cerca de 30 mil pessoas no país ao ano². Em 2017, foram notificados 1.232 casos novos de hanseníase no estado de São Paulo, um coeficiente de detecção anual de 2,73/100.000 habitantes.

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase², segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

No entanto, há uma redução de 34,1% no número de novos casos diagnosticados no país entre 2006 e 2015³. A queda é reflexo de uma série de ações implantadas para o enfrentamento da doença, como é o caso da Carreta Novartis da Saúde.

Combate à doença no país
A Carreta Novartis da Saúde está em atividade há 10 anos e já realizou mais de 70 mil atendimentos. Trata-se de um caminhão itinerante com cinco consultórios e um laboratório que percorre estados brasileiros, oferecendo atendimento gratuito e exames, além de esclarecer dúvidas e conscientizar a população sobre a prevenção.

Após o diagnóstico, os pacientes recebem o tratamento completo por meio de medicamentos da Novartis doados à Organização Mundial da Saúde (OMS), que os repassa a países como o Brasil. O tratamento poliquimioterapia (PQT), que está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil, cura a hanseníase, interrompe sua transmissão e previne as deformidades.

Além do atendimento à população, a Carreta realiza o treinamento de profissionais da área da saúde pública em parceria com a Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW).

O projeto é resultado de uma parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que buscam a erradicação da doença até 2020.

A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e reduz a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também pode afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

Sobre a Novartis
A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em www.novartis.com.

Nenhum comentário: