segunda-feira, 21 de outubro de 2019

"Operação Sevandja" teve forte atuação do GAECO

O Blog do Ronco conversou com o jurista e empresário Jorge Donizete Sanchez, nascido em Ribeirão Bonito, atualmente morando na cidade de Ribeirão Preto, onde está localizado um de seus vários escritórios de advocacia. Sanchez acompanhou de perto toda a ação do Ministério Público e do braço do MP no combate ao crime organizado, o GAECO, culminando com a prisão da ex-prefeita Dárcy Vera e empresários da cidade, na batizada e deflagrada "Operação Sevandja".

No dia 18 de outubro último,  21 pessoas foram  condenadas por desvios de R$ 105 milhões da Prefeitura de Ribeirão Preto, sendo três secretários, nove vereadores e empresários são acusados de fraudes em licitações, recebimento de propina e uso de terceirizada como "cabide de empregos" para apadrinhados.

A Justiça condenou os ex-presidentes da câmara de Ribeirão Preto(SP) Walter Gomes e Ciro Gomes. Os ex-secretários municipais Marco Antonio dos Santos,  Layr Luchesi Junior e Ângelo Invernizzi e outros 16 réus por esquema de fraudes em contrato de R$ 105 milhões entre a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Econômico(CODERP). Cabe recurso aos condenados.
                                                        O que disse Jorge Sanchez:

"A operação Sevandija Mudou a História de Ribeirão Preto. Através de uma atuação precisa e competentíssima do GAECO, órgão do MPSP, e com a ajuda da Polícia Federal, a história política de Ribeirão Preto mudou!



Isso porque em 2016 deflagrou-se a referida operação, que, desmantelou uma verdadeira quadrilha formada por vereadores, a então prefeita da cidade Dárcy Vera e empresários da cidade, que, se uniram com o único objetivo de saquear os cofres público. Um personagem foi fundamental para o sucesso da operação e consequentemente para estancar a corrupção e renovar quase que na totalidade da câmara municipal de Ribeirão Preto, uma vez que em 2016 houve eleições municipais. Trata- se do promotor Marcel Zanin Bombardi. Dr Marcel pilotou com maestria a operação, impedindo que a bandidagem continuasse! O MPSP fez história e o Dr Marcel  foi um dos responsáveis por essa mudança dos rumos do meu segundo município, eis que hoje sou cidadão Ribeirão Pretano. Ao Dr Marcel, e ao GAECO toda minha gratidão, bem como a todos os cidadãos de bem de Ribeirão Preto".
 
O promotor de justiça  Marcel Zanim Bombardi(foto)   esteve a frente do Ministério Público da comarca de Ribeirão Bonito,  por longos 12 anos e 7 meses.  Bombardi chegou em Ribeirão Bonito no ano de  1998. Com forte atuação em processos envolvendo o Meio Ambiente, Marcel Bombardi foi também,  autor de vários outros processos de Improbidade Administrativa contra políticos da Comarca. Graduado pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Especialista em Direito Civil, é  professor de Direito Penal da UNIARA. Atuou no GAECO em Ribeirão Preto e atualmente está no MP de  Araraquara.
Recentemente alunos da Uniara homenagearam Marcel Zanim Bombardi, atribuindo o seu nome a XLVIII Semana Jurídica  que será realizada de 21 a 24 de outubro.
 Fotos: Ronco

Nenhum comentário: