segunda-feira, 29 de julho de 2019

Dourado encerra sua grandiosa festa de São João Batista

*Viva João Batista! Viva o precursor!*
Por Douglas H. Silva
Foto: Jorge Rosalin

Dourado, neste domingo (28/07) amanheceu com clima diferente, festivo e amistoso, pois essa data marcaria o encerramento das festividades de seu padroeiro, São João Batista.
 
A parte religiosa da festa teve início no dia 21 de junho, com o tríduo de São João Batista. E a parte festiva - na barraca de festas - no dia 23 de junho, com o almoço do Porco no rolete.   

Ao longo destes dias, os moradores de Dourado festejaram o santo com muita fé e devoção, mesmo diante das adversidades enfrentadas, os danos causados pela chuva na estrutura da barraca da festa, que mostrou a todos o quão uma comunidade unida pode transformar e se mobilizar para algo acontecer. A festa de São João Batista é conhecida em toda região, e ainda, movimenta a economia do município com o comércio e turismo.

 Além do tríduo na matriz, a população participou das missas, de cavalgada, da noite italiana, da procissão e bênção dos carros, levantamento de mastros, caminhada de São João Batista e apresentações musicais na barraca da festa.

A festa encerrou nesse domingo com procissão de São João que percorreu as principas ruas do município, marcada por muita fé e devoção, pois além do andor de São João Batista outros andores saem junto, estes são ornados por diversas famílias que agradecem ou suplicam por graça.

Ao final da procissão, Padre Kécio Henrique Feitosa, pároco da Paróquia São João Batista, na escadaria da Igreja Matriz fez os agradecimentos a todos que colaboraram direta ou indiretamente com a festa, a equipe da organização, a Prefeitura Municipal de Dourado, a polícia pela segurança prestada, aos devotos que ornamentaram os andores e , sobretudo, a Deus e São João Batista que uniu muito mais nossa comunidade este ano.

Em seguida, na barraca da festa, houve show com a Banda Doce Veneno, que animou a todos que estavam na praça e oficializou o término das festividades.
Viva São João Batista!

Um comentário:

Unknown disse...

Festa maravilhosa 👏 parabéns a todos que colaboraram e que participaram