quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Vereadores titulares de Dourado voltam em sessão ordinária nesta quarta. É hora de união!

Os vereadores titulares que não participaram da sessão extraordinária de ontem, terça(3) voltaram aos seus cargos nesta quarta(4).
Estava na pauta dos trabalho a denúncia de um morador da cidade contra o presidente Braz Desajacomo(PSDB), por conta de uma foto sua que circulou na internet, em ato que o denunciante chamou de obsceno. Braz por sua vez disse ao Blog do Ronco que se tratou de uma brincadeira em recinto fechado em evento da terceira idade. 

O presidente Braz deixou a mesa diretora e entregou o seu posto para o vereador Nô que presidiu a sessão até que fosse votado o recebimento da denúncia contra Braz.

A denúncia não conseguiu o quórum necessário para o recebimento, ou seja, dois terços dois integrantes do Legislativo, ou seis votos favoráveis. 
Sessão de câmara parcialmente presidida pelo vice-Presidente Silvio Bergamasco, o Nô.

Os vereadores: Claudia Batista, Ricardo Fattore, Danilo Inocente e Evandro Carmona tiveram a oportunidade de se pronunciarem. Em síntese, os parlamentares rechaçaram e não aceitaram a forma como foram tratados pelos vereadores que acataram a denúncia de Improbidade Administrativa, por conta de projeto de lei, que de acordo com a vereadora Claudia, foi rejeitado e que deveria ser arquivado, pois não conseguiu os votos necessários para sua aprovação e sendo dessa forma, segundo a vereadora,  perdeu a continuidade de discussão no legislativo. 

Foi unânime o conceito dos quatro parlamentares de que não há qualquer impedimento de um vereador elaborar e apresentar projetos de lei. A vereadora Claudia ainda fez questão de perguntar à procuradora da câmara, se em sessão passada, teve a sua concordância de que não haveria qualquer sanção para quem apresentasse e apoiasse o projeto. Para os quatro vereadores, havia ficado claro que a resposta era que não haveria penalidade. 

O vereador Danilo, falou que a denúncia contra o presidente Braz deveria ser acatada bem como foi acatada a que envolveu os quatro parlamentares. Como já mencionei, a denúncia contra o presidente Braz, não teve respaldo necessário e foi arquivada.

Opinião - *Sergio Ronco

Há tempos que a câmara de Dourado vem passando por uma turbulência com sessões conturbadas, ânimos exaltados tanto por parte dos parlamentares quanto dos que assistem às discussões. Prova maior disso é a necessidade que a presidência vê em acionar a Polícia Militar que prontamente atende ao chamado e lá comparece com 3, 4 e até 6 PMs. Claro que a PM faz o papel dela, e bem feito por sinal, mas concordam que não haveria necessidade se tudo estivesse dentro da normalidade?

A casa do povo, como é chamado o Legislativo é merecedor de paz, harmonia e debates que possam engrandecer a cidade. Ao contrário, o que estamos assistindo é uma guerra de acusações mútuas, posturas que muitas vezes fogem do arrazoado e que em nada contribui para a grandeza de Dourado de seus representantes e do seu povo.

A cidade com pouco mais de 8 mil habitantes, se tornou um cabo de guerra e de uma disputa que acaba dividindo a população. É tempo de voltar à normalidade e de devolver o espaço de debates o seu verdadeiro papel. Está se perdendo um tempo enorme onde boas discussões em torno do desenvolvimento douradense pudesse ocorrer. A vaidade pessoal não pode imperar.

A imagem que a câmara está deixando para toda região, não é boa e não eleva o nome que outrora figurou como uma cidade de paz e de harmonia. As notícias não são boas e muitas vezes os protagonistas não entendem o papel da imprensa e acabam achando que é exagero. De exagero não tem nada! Convenhamos, o que está ocorrendo é péssimo para todos. É comum sermos abordados e assediados por moradores de outras cidades que querem saber o que está acontecendo com Dourado. Eu gostaria de postar boas notícias, mas infelizmente não é a realidade atual.

Gostaria de passar boas informações! Impossível! Penso que há sim uma maneira patriota dos parlamentares encerrarem esse embate. A grandeza, a generosidade, o bom senso, o amor por Dourado tem que estar presentes. Como? Simples assim: Acabem com essa história de formação de comissão processante para julgamento de parlamentares. Vão julgar o que? Improbidade Administrativa? Onde? Sinceramente vai ser uma tarefa dificílima para o relator da CP justificar a tal Improbidade Administrativa. Vamos lá, quebra de decoro? Onde? Vereador não pode apresentar projeto de lei? Não? O projeto foi rejeitado! Desenterraram um defunto morto de velhice! Posteriormente alguém entra com denúncia de improbidade administrativa, e ainda por cima é acatado? Como alguém pode defender uma tese dessas?

Vejam, os vereadores são soberanos para decidirem o que bem entendem, mas concordam que está difícil de provar? Vamos admitir que essa CP continue, afastam-se os parlamentares e convocam-se os suplentes e a vida continua. Lá na frente a justiça vai ter que se pronunciar pela legalidade das ações tomadas nesse período, quando o mérito da questão for julgada, pois é sabido que os advogados de defesa já ingressam na justiça pelo mérito também. Uma coisa é a negativa da liminar, outra é o mérito da questão. Se o meu raciocínio está correto, o juiz sentenciará a favor dos quatro vereadores e daí perdeu-se todo o trabalho durante todo esse período em que os suplentes assumiram.

Continuando com a hipótese: Os quatro vereadores voltariam aos seus respectivos postos, os suplentes sairiam e se essa for a decisão, corre-se o risco eminente de tudo o que foi feito durante o período em que os suplentes estiveram na câmara, ficar sem valor. O pensamento é logico e direto: se estavam errados na substituição, os substitutos não poderiam atuar no período. Hipótese? Sim! Com grande probabilidades de acontecer. Dá para falar que não haverá outras sanções? Eu não arriscaria!

Aí você pergunta, mas e se  a justiça sentenciar que tudo foi feito de acordo? Pode? Eu respondo, que sim! Desde que aqueles que votaram pelo afastamento ou cassação provem que os quatro vereadores realmente cometeram IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Viram? É hora de união! É hora de lutar a favor de Dourado e não contra! É hora de ceder e deixar de lado aspectos pessoais e lutar pelo coletivo. É hora de deixar os ressentimentos de lado. É hora de colocar em campo o time do GANHA-GANHA e não do PERDE-PERDE.

* Sergio Ronco 
Jornalista
MTB 44439

Nenhum comentário: