quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Douradense, Marcel Antonio Verrumo é finalista do Prêmio Jabuti - Edição 2018

 Prêmio Jabuti - Edição 2018
Marcel Verrumo (Foto arquivo Pessoal) 

O jovem douradense Marcel Antonio Verrumo é um dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti, da categoria Crônica - edição 2018. Marcel estudou Mestrado em Comunicação Midiática na instituição de ensino UNESP. Estudou Jornalismo na instituição de ensino Unesp. Estudou Comunicación Social - Periodismo na instituição de ensino Universidad Nacional de Cordoba - Argentina. A Universidade Nacional de Córdoba é uma das maiores Universidades da Argentina. Tem sede na cidade de Córdoba. É a mais antiga do país e a quarta fundada na América. 

Marcel é editor de conteúdo e pesquisador acadêmico, especializou-se nas áreas de literatura e arquitetura. Trabalhou na Editora Abril e já escreveu para revistas como Superinteressante, Aventuras na História, Mundo Estranho, Arquitetura & Construção e Casa Claudia. Em 2016, venceu o Prêmio Abril de Jornalismo com uma reportagem em HQ sobre a vida e a obra do escritor-escravo Mahommah Baquaqua. Mestre em Comunicação pela Unesp, desde 2007 realiza pesquisas sobre repórteres-cronistas que transitam entre o jornalismo e a literatura.
O título da literatura escrita por Marcel que concorre ao Prêmio Jabuti é: História Bizarra da Literatura Brasileira, da  Editora Planeta

HISTÓRIA do PRÊMIO JABUTI
A história do Prêmio Jabuti começa por volta de 1958, em um período repleto de desafios para o mercado editorial, com recursos escassos e baixa articulação do segmento. Apesar das adversidades, não faltava entusiasmo aos dirigentes da Câmara Brasileira do Livro. As discussões foram comandadas pelo então presidente da entidade, Edgar Cavalheiro, e pelo secretário Mário da Silva Brito – intelectuais e estudiosos da literatura brasileira –, além de outros membros da diretoria do biênio 1955-1957 interessados em premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.

O maior diferencial em relação a outros prêmios é a sua abrangência: além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem suas obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona. Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida.

Marcel Verrumo - Imagem - Globo News

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns, felicidades na carreira ..aabraços