sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Uma cidade onde o Legislativo é forte o Executivo acompanha. O contrário, onde o Legislativo é fraco, o Executivo “deita e rola”

Quando o Legislativo não cumpre fielmente o seu papel, a casa de leis fica desmoralizada perante a população, que com o seu voto confiou no trabalho dos parlamentares eleitos.
Sergio Ronco 
Vejo que ainda é difícil o vereador entender o seu verdadeiro papel a desempenhar no município.  A população outorga aos vereadores a função de fiscalizar e cobrar ações do prefeito, fiscalizar se os recursos do município estão sendo bem geridos e aplicados como deveriam e também elaborar projetos de leis que vão ao encontro dos anseios de toda a sociedade.

Infelizmente o que se vê na maioria das câmaras é o jogo político que não beneficia em nada, ou quase nada a população. Salvo alguns parlamentares que trabalham para, e pela cidade, a turma que está mais preocupada em defender o chefe do Executivo em suas ações, me parece sempre maior e fora dos objetivos para que foram eleitos.

A população tem uma grande parcela de culpa nesse “jogo” de cartas marcadas, afinal, após colocar o vereador em uma das cadeiras do legislativo, acaba não acompanhando o seu trabalho e não cobrando ações que possam beneficiar a coletividade.

Uma boa parte dos vereadores não têm o mínimo preparo para ocupar o cargo importante de legislador. Não têm interesse em se aprofundar no conhecimento das regras que regem o legislativo. Muitos acham que são donos de um pedaço da câmara municipal e que podem fazer o que bem entendem, afinal uma vez eleitos, acham que podem tudo.  

Quando a população resolve acompanhar os trabalhos do legislativo e cobrar ações transparentes e objetivas uma  parcela dos vereadores acaba tendo enorme dificuldade e sem condições de desempenhar sua função, pois não estavam preparados para enfrentar as cobranças dos cidadãos.

Muitos vereadores acham que o seu papel é comparecer uma vez a cada 15 dias na câmara e pronto, está feito o seu trabalho. Pergunto: quantos se interessam na essência da tarefa que lhe foi outorgada? Quantos se interessam em estudar o Regimento Interno e a Lei Orgânica do município? Quantos fiscalizam de verdade as obras que estão sendo realizadas no município? Quantos acompanham os processos licitatórios, os concursos públicos etc?

A partir do momento em que a população participa e se interessa pelos rumos políticos da cidade, a história muda e a pressão faz com que o trabalho do parlamentar fique exposto mostrando os seus acertos e erros. O legislativo é o freio de ações duvidosas do executivo.

Sempre é bom avaliar cada parlamentar pelo seu trabalho. Preste muita atenção naquele que realmente quer o bem da cidade e trabalha por ela. Procure perceber se o vereador não está ocupando aquele cargo com intenções outras que não pelo verdadeiro desenvolvimento do município. Não é difícil de perceber, é só acompanhar as sessões que isso ficará claro parta todos. E mais, tem dúvida? Pergunte ao vereador o porque agiu daquela forma, questione, cobre....na democracia é assim que funciona, participação.  Se não concorda, então deixe como está para ver como é que fica....

Uma cidade onde o Legislativo é forte o Executivo acompanha. O contrário, onde o Legislativo é fraco, o Executivo “deita e rola”

Nota do Ronco: Isso vale para todas as câmaras. 

Nenhum comentário: