quarta-feira, 15 de agosto de 2018

TV Ribeirão Bonito Canal 8 - Rádio BJ FM

Que bela lembrança as camisas da TV Ribeirão Bonito - Canal 8. Pouca gente sabe que a cidade já teve uma canal de televisão que funcionava apenas nos finais de semana. E que trabalho, hein? O Padre Morales sediava o local do estúdio, na torre da Igreja Matriz, como compromisso, televisionávamos ao vivo as missas aos domingos. Quem não se lembra dos filmes do Mazzaroppi, das touradas direto de Madri-Espanha, captadas por uma antena parabólica. Era um canal comunitário e que fazia sucesso.

Edinho Fraga, Donizeti, Becão, Carmão, Gil Gomes, professor Girassol, o Branco(não vem em mente o nome). Grandes entrevistas!!! Sobraram algumas camisetas, que pretendo dar de lembrança àqueles que participaram dessa jornada.

E o que dizer do programa Rota 66? Domingão era o dia do Rota 66, só sucessos, no Estúdio da BJ que cabiam apenas 2 pessoas: o locutor e o operador, não é verdade Adriano?

Para quem não sabe também, a Rádio BJ de Ribeirão Bonito foi a primeira emissora comunitária de São Paulo a receber outorga do Ministério das Comunicações. Muitos ajudaram para que a rádio fosse reconhecida, entre eles destaca-se o Ney Candido e o José Chizzotti, este último, levou em mãos em Brasília, toda a documentação exigida. Claro que o Padre Morales foi o grande incentivador, bem como o Becão.

A emissora transmitiu ao vivo por vários anos seguidos as sessões de câmara. Lembro-me que numa das sessões o link não funcionava e o Edinho ficou segurando a antena em cima de uma árvore até que terminasse a sessão, pois naquela altura, o link abria. O serviço de utilidade pública sempre foi o prioritário. As transmissões de jogos de futebol sob o comando de Edmo Marchetti e equipe.

Fomos a São Paulo, eu e o Donizeti gravar chamadas com uma das vozes mais bonitas e requisitadas do rádio: Walkre Blás, que vozeirão. Blota Junior também emprestou sua voz para a emissora da cidade onde nasceu.

Como a BJ foi importante na tragédia do incêndio da barraca da Festa de Agosto. A emissora virou a noite em comunicação com a cidade solicitando ajuda. A população sensibilizada doou mais do que a organização necessitava para a realização da tradicional festa.

Aos importantes e democráticos microfones da BJFM passaram políticos, senadores, juízes, governadores, desembargadores, promotores públicos, até o Dr. Celso Limonge, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Os programas musicais com os locutores e locutoras,  sempre produzidos com muito carinho e dedicação.

Do acanhado estúdio de dois metros quadrados, com a ajuda da Amarribo e de pessoas da comunidade, pudemos inaugurar o Estúdio Jornalista Geraldo Blota, a homenagem em vida a um dos mais brilhantes radialistas do país.

Não há como não se emocionar com as histórias da BJFM e da TV Ribeirão Bonito - Canal 8. Foi com o esforço dos voluntários que as emissoras nasceram e cresceram. Como as TVs não foram reconhecidas como comunitárias, restou juntar esforços na BJFM que se tornou um orgulho para todos ribeiraobonitenses.

Vida longa à nossa querida Rádio Bom Jesus FM, carinhosamente conhecida por BJFM.

 Fotos de uma bela história
 








 



Nenhum comentário: