segunda-feira, 26 de março de 2018

Sindicato dos Servidores de Araraquara realiza assembléia com funcionários públicos de Ribeirão Bonito. Estado de Greve está decretado.

Funcionários decidem por unanimidade em assembléia, pelo Estado de Greve

O SISMAR - Sindicato dos Servidores Públicos de Araraquara realizou, nesta segunda(26), às 18h30, Assembleia Geral, data base 2018, em sua segunda rodada de negociações, com a presença de 56 servidores públicos de Ribeirão Bonito.  A reunião, foi realizada nas dependências da câmara municipal após sessão extraordinária do Legislativo. 

Presidente e diretores do Sismar conduziram a conversa com os funcionários públicos, os quais  estavam atentos às explicações claras e objetivas dos dirigentes do sindicato.

Um dos diretores, Marcelo Roldan, iniciou a conversa destacando o que se espera de um bom  gestor público, que o mesmo trabalhe democraticamente ouvindo servidores e sindicato. Roldan disse que tentou um bom contato com o prefeito Chiquinho Campaner(PSDB), mas que não aconteceu. "Então como não aconteceu, o que precisamos fazer, forçar que aconteça", disse o dirigente.
 Servidores Públicos após reunião se reuniram em frente a Câmara Municipal

Marcelo reafirmou que o prefeito foi chamado para negociação, mas que isso não aconteceu. Uma segunda etapa do "cardápio" que o dirigente ofereceu aos servidores público foi o Estado de Greve. "O Estado de Greve é um alerta, é um  atenção patrão, é o seguinte, nós aqui reunimos, a gente quer negociar com você, nós decretamos um Estado de Greve, é um tipo de uma vigília. Ninguém vai parar de trabalhar, não muda no dia-a-dia".

O dirigente sindical explicou que mesmo em Estado de Greve, se realmente for decidido pela greve, o prazo legal é após 3 dias, para que haja o tempo necessário para informar o Ministério do Trabalho e prefeitura, para que não cause problemas com a lei. Marcelo deixou claro de não se trata de greve e sim uma notificação ao prefeito para abrir um canal de negociação na presença de sindicalistas, funcionários públicos, Ministério do Trabalho e representantes do Executivo.

Por unanimidade dos 56 servidores municipais presentes à assembléia geral,  ficou acordado pelo Estado de Greve.

Outras opções foram apresentadas pelo sindicato, como enfrentamento de paralisação, porém a sugestão foi iniciar pela forma mais branda que é o Estado de Greve. A Câmara terá nesse caso, um prazo de até 45 dias para colocar em votação o aumento do servidores. A proposta do Executivo é de aumento da ordem 1,89%.  O Estado de Greve, segundo um sindicalista, é bom porque não há a necessidade de avisar quando a categoria decidir parar. A partir da notificação, após 3 dias já é possível parar, explicou.

O Blog do Ronco conversou com o vereador Leandro Mascaro(DEM) que explicou que o aumento para vereadores, prefeito e vice prefeito, ficará com o índice de majoração da ordem  de 1,81%, pelo INPC.
Uma comissão de servidores de Ribeirão Bonito foi formada com 8 integrantes que terão a função de acompanhar os trabalhos do sindicato, com prefeitura e Ministério do Trabalho.

"O objetivo nosso é que a prefeitura ouça a categoria", disse Marcelo Roldan, que colocou em votação aos 56 servidores presentes, que por unanimidade levantaram a mão, aprovando o Estado de Greve.

Ao final Marcelo Roldan avaliou positiva a realização da Assembléia:  "Os que compareceram estavam com o espírito de ajudarEu acho que tem tudo para abrir negociação e ter um resultado bacana", disse Marcelo.

Estiveram presentes pelo sindicato, o Presidente do SISMAR Agnaldo Andrade e os diretores: Marcelo Roldan, Luciano Fagnani, Guilherme Mascaro, Cleo Pereira e Naila Perez.
Fotos: Ronco

Um comentário:

SONIA BORGES disse...

Parabéns ao funcionários presentes! Eu estive ausente, por motivos pessoais, mas apoiarei a causa, sempre!