terça-feira, 6 de março de 2018

Lixo em Ribeirão Bonito continua sendo descartado de forma inadequada

Aterro Sanitário de Ribeirão Bonito

A prefeitura de Ribeirão Bonito assinou no passado um TAC - Termo de Ajuste de Conduta, como Ministério Público do Estado, onde se comprometeu a descartar o lixo da cidade de forma a não poluir o meio ambiente.
Plínio Valente explica ao então prefeito Nenê Forte as condições ideias para armazenagem do lixo no município

Na gestão do então prefeito Nenê Forte, logo no primeiro ano de sua gestão, em fevereiro de 2013, recebeu no local onde estava sendo depositado o lixo do município, uma das maiores autoridades em aterro sanitário do país, o engenheiro Plínio Valente que à época passou ao prefeito as suas considerações em face daquela área estar próxima do seu limite máximo de armazenagem. 
O lixo sendo descartado até mesmo fora do local do aterro

Hoje não é mais possível que se faça o alteamento nos locais onde não há mais espaço para o descarte de lixo. O maior aterro do Estado de São Paulo é o aterro Bandeirantes, projeto de Plínio Valente.

Em face do local já estar com sua área toda comprometida com o lixo, a prefeitura  de Ribeirão Bonito no mês de setembro de 2016, já durante administração do atual prefeito Chiquinho Campaner(PSDB), promoveu junto ao Juiz de Direito da Comarca, uma desapropriação de uma área com a finalidade de ampliar a área onde estava sendo descartado o lixo do município.
Aterro Sanitário

Em maio de 2017, por decisão do juiz Victor Trevisan Cove,  foi expedido um Mandado de Imissão da Posse da referida área citada para que a prefeitura pudesse continuar a descartar legalmente o lixo do município.

Não se sabe o porque, a prefeitura ainda não teria tomado posse dessa nova área em questão, e pelo que tudo indica, a prefeitura continua descartando todo o lixo na área anterior, de forma a deixar dúvidas de sua legalidade quanto ao descarte e quanto a forma que está sendo descartada: a céu aberto sem cobertura. Na própria estrada municipal de acesso ao aterro, é comum encontrar lixo pelas nas laterias da rodovia e também no portão de entrada do aterro.

O Blog do Ronco esteve no local, ontem, segunda(5) e registrou fotograficamente as condições que se encontram o aterro municipal de Ribeirão Bonito.
 Lixo descartado na estrada municipal de acesso ao aterro sanitário de Ribeirão Bonito 
Fotos: Ronco

Um comentário:

JP disse...

Apenas mais um pedaço nessa Terra onde o povo se afunda em lixo e polui a água que bebe...