quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Empresários querem zerar aumento de impostos para 2018, em Dourado

Representantes de algumas empresas de Dourado, as que mais empregam e recolhem seus impostos ao município, estiveram reunidos com os 9 vereadores que compõe a Câmara Municipal da cidade, nas dependências do Santa Clara Eco Resort, para tratar exclusivamente da questão dos impostos que foram majorados em 100% por aprovação no Legislativo em setembro de 2017. Mesmo o prefeito Juninho Rogante ter anunciado em rede social de que haveria um desconto de 50% no Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU), acabou por não convencer os empresários que acham que o momento não é para taxar a população e nem as empresas locais.

Participaram da reunião representantes das empresas: Premier Pet, Santa Clara Eco Resort, Fazzio Madeiras e Transtimão.

Um dos participantes falou ao Blog do Ronco que ainda existe resistência por parte de alguns vereadores em zerar os impostos.

O prefeito e os vereadores irão se reunir na próxima quinta-feira(1/3) pela manhã e no mesmo dia, a noite, haverá a votação dos 50% propostos pelo prefeito. Os empresários esperam que os legisladores endureçam com o chefe do Executivo, após a cidade se rebelar contra a majoração dos impostos. "Nós queremos estar presentes na reunião dos vereadores com o prefeito antes da votação dos tais 50%, mesmo porque esse índice continua sendo um absurdo. Vejam que na comarca o maior aumento foi de pouco mais de 2%. Vejam que demoraria 25 anos para atingir os 50% proposto pelo prefeito, caso a inflação continue nesse patamar", falou um empresário.

"Vamos divulgar o nome de cada vereador que não estiver alinhado com os anseios da sociedade", disse um dos participantes.

Para o empresário Flavio Maluf, presidente da Premier Pet, a maior empregadora e pagadora de impostos do município, Dourado teria que diminuir os impostos e não aumentar. Ainda segundo Maluf, Dourado foi a única cidade da região que teve crescimento expressivo de arrecadação na região. Flavio Maluf, não perdeu tempo e acionou um sistema interno de comunicação, e de onde se encontrava, via internet(conexão direta), conversou com os seus funcionários encaminhando um comunicado interno, suspendendo todos os investimentos na unidade fabril de Dourado. (Veja AQUI)

Há informação de que cidades vizinhas estariam oferecendo seus municípios para receber a Premier Pet,  com vantagens fiscais.

Há uma preocupação enorme da população com os comunicados que as empresas estão divulgando com os possíveis cortes nos investimentos, pois afetará além da própria arrecadação, a geração de novos empregos.

O Resort Santa Clara, também se posicionou contrário aos aumentos tanto do ISS como do IPTU. Todos esperam que após o desastre da aprovação por unanimidade dos votos dos vereadores para a majoração dos impostos, que os parlamentares revejam a situação e se sensibilizem com os anseios do comércio, das empresas e da população local.

A cidade parece estar unida em torno da revogação dos impostos. As redes sociais estão "bombando" com memes e comunicados, principalmente direcionados aos vereadores e prefeito.

Outro lado 

Para o prefeito Juninho Rogante, a equipe técnica financeira da prefeitura foi quem  apresentou um estudo econômico, apontando que após 12 anos sem reajuste, o correto de acordo com a responsabilidade fiscal seria mesmo o aumento de 1%.

Esse 1% ao que o prefeito se refere, é quanto ao valor venal dos imóveis que acresceu de 1% para 2%, sendo que o impacto no IPTU foi de 100%.

No comunicado, Rogante diminuiu para 50% o valor a ser pago pelo IPTU, mas com toda a movimentação na cidade ainda não há uma definição concreta de como ficarão os impostos.

2 comentários:

Emilio Minutti disse...

Será que nessa reunião teve algum vereador que falou que eles estavam reclamando dos impostos, mas não reclamariam de comprar um iphone em 10 vezes nas casa Bahia ? Uma outra realidade é que os que nos representam que prometeram brigar por mais emprego estão colocando em risco as poucas oportunidades existentes. Vamos aguardar os fatos ! Estamos atento !

SONIA BORGES disse...

Olha SE SÓ AFETASSE O FLAVIO MALUF eu ia achar que era pouco, afinal seu Pai padrinhou este prefeito que não sabe o que é administrar uma cidade... ainda mais em um ano de crise, o tal Juninho Rogante. Mas, deixando picuinhas de lado, na verdade vai sobrar é para o trabalhador assalariado, Maluf consegue fácil um prefeito com visão empreendedora menos tapado que o Juninho e leva a Premier embora daqui. E os empregos???? Vão embora também, sem trabalho o comércio quebra. Conta fácil de fazer que ninguém na Prefeitura de Dourado faz!!! Mas, o Carnaval não tava ótimo? Então, durmam com o barulho do tamborim!