Os Cotrim Rodriguez têm duas marcas de laticínios, comandam a fábrica de queijos do Eataly São Paulo e vendem bovinos para outros fazendeiro
Produção das fazendas da família Cotrim Rodriguez chamaram a atenção do Eataly
Largar a cidade grande após anos
de trabalho na efervescência da metrópole e ir morar no interior é a meta de
muita gente. A família Cotrim Rodriguez, paulistana de nascença, faz parte do
grupo que realizou este sonho. Eles largaram São Paulo e foram viver da
pecuária no interior do estado. Comandam as marcas Búfalo Dourado, Fazenda
Sesmaria e Tuttolattee ainda vendem animais geneticamente aperfeiçoados. No
total, a família Cotrim Rodriguez faturou R$ 18,5 milhões no ano passado com
suas atividades.
A troca da metrópole pelo campo
começou quando Magim Rodriguez, de 75 anos, decidiu se aposentar, após ser
diretor-geral da Lacta e presidente da Ambev. Há dez anos, Rodriguez comprou a
Fazenda Sesmaria, na cidade de Amparo (SP). No começo, o foco do executivo era
produzir queijo parmesão e criar ovelhas. Posteriormente, os filhos Fábio, 42,
e Rodrigo Cotrim Rodriguez, 44, juntaram-se ao pai na gestão da Sesmaria.
Em 2012, houve uma mudança: o fim
da produção de ovelhas e a chegada de outro filho, Ricardo, à fazenda. Ele, que
foi diretor de marketing da TAM, estava parado e decidiu ajudar pai e irmãos na
parte comercial do negócio. “A partir daí, começamos um projeto de
reestruturação do negócio”, diz Ricardo Cotrim Rodriguez.
No ano seguinte, a família começou
a pesquisar alternativas para tornar o negócio mais lucrativo. Escolheram a
búfala. “Decidimos trabalhar com um animal que produz leites e queijos mais
finos. Laticínios de vaca são commodities – os produtos mais baratos são os
mais vendidos. Queríamos ganhar o mercado pela nossa qualidade”, afirma o
empreendedor.
A família decidiu, ainda, comprar
uma marca pronta, em vez de criar uma do zero. Fecharam negócio com a Búfalo
Dourado, cujos produtos são produzidos em uma fazenda homônima, localizada na cidade
paulista de Dourado. A aquisição da propriedade, maquinário e da marca custou
R$ 10 milhões.
Atualmente, a Fazenda Sesmaria e
Búfalo Dourado têm marcas próprias e focos diferentes. A primeira é mais
voltada para donos de restaurante e produz parmesão de vaca e mussarela de
búfala. Já a Búfalo Dourado é uma marca de varejo e tem mussarela e manteiga de
leite de búfala em seu portfólio de produtos. Ambas vendem leite para outros
produtores.
De acordo com Cotrim Rodriguez, a
produção das duas propriedades preza pela sustentabilidade. “Temos estações de
tratamento de esgoto que nos permitem um consumo consciente. Usamos a mesma
água para lavar os barracões em que acontece a ordenha e para irrigar nossas
plantações de milho, usadas na alimentação dos animais”, diz.
Essa autossuficiência chamou a
atenção do Eataly, que convidou a família para comandar a fábrica de queijo do
espaço. A primeira unidade brasileira da rede, que tem restaurantes e feirinhas
de alimentos, foi aberta em 2015, em São Paulo. O Eataly só aceita fornecedores
que se comprometem em produzir de forma orgânica e sustentável. “A escolha foi
uma honra, porque a fábrica de queijos é um dos componentes mais famosos de
qualquer Eataly no mundo”, afirma Cotrim Rodriguez.
Para a empreitada, a família
decidiu criar outra marca: a Tuttolatte. “Criamos um conceito que tem tudo a
ver com o Eataly. A Tuttolatte simboliza uma volta ao passado. Nada tem
embalagem. É tudo fresco. Pesamos os produtos na hora, embrulhamos e os
clientes do Eataly levam para casa”, diz o empreendedor. A Tuttolatte fabrica
mussarela de vaca e búfala, requeijão, manteiga e burrata, um tipo de queijo
cremoso.
Fonte: Pequenas empresas grandes negócios. (Fotos: divulgação)
Nota do Blog: O início do trabalho com leite de búfalas em Dourado foi realizado pela antiga proprietária da Fazenda Santa Eliza, Wilma Penteado(foto), quem deu nome e qualidade à marca.
Ordenha na Fazenda Santa Eliza onde é produzido a muzzarella Búfalo Dourado
Fotos: Ronco
Um comentário:
E a exploração animal é passada de pai para filho...
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