segunda-feira, 28 de abril de 2014

OPINIÃO: O que estava feio, ficará pior...

Sergio Ronco

Ave Maria.... que feio!!! O termo não poderia ser mais adequado, afinal a obra que me refiro ainda está em construção em pleno Largo da Matriz. 

Matriz essa, que o seu registro fotográfico já correu o país pela sua beleza arquitetônica. Aliás, quando se fala em Ribeirão Bonito a primeira imagem que vem a mente é justamente da bela Igreja matriz. Estou em dúvida se hoje é tão bela assim...

Que pena! a Matriz não é mais a mesma! Opa! quero dizer no exterior, na beleza, na sua arquitetura. Nada a ver com religião.

O "cercadinho" que já era feio, está ganhando uma nova construção. Pelo que fui informado, tem a ver com a exigência do Corpo de Bombeiros. Uma caixa d'água está sendo construída ao lado da "cozinha". Cozinha? Sim, lá existe uma cozinha!  Mas não é Igreja? Sim é Igreja, mas no corpo da Igreja, existe uma cozinha. Não que a cozinha fosse algo tão estranho. O estranho é uma cozinha e um corredor com banheiros na estrutura que no passado davam formas em seu contorno à bela Matriz.

Não fosse só isso, como já disse neste espaço, o mosaico Português foi retirado para dar lugar ao concreto. Gosto não se discute, mas sinceramente, sou mais como era antes. Respeito aos que acham o contrário.
 Fiquem com a lembrança do passado sem cozinha, sem banheiros e com o mosaico em perfeita harmonia.
 
 Mais do passado...não tão passado assim,mas sem as construções do presente
Matriz em 1955
Como era bonita a nossa Matriz

3 comentários:

Leo Torresan disse...

Isto e inaceitável!
Acima de tudo e apesar de tudo a Igreja é um patrimônio da cidade e não poderia ser descaracterizada de sua arquitetura original
Para construir as capelas laterais - que não existiam originalmente- muitas discussões foram feitas com a população , lideradas pelo padre Casimiro.
Hoje temos uma instalação que começou como provisória que se torna definitiva que serve como deposito de cadeiras e mesas e ainda como estacionamento particular de veiculos. A Igreja deveria ser tombada pelo Patrimônio Histórico como é a Escola Coronel Pinto Ferraz e a Estação Ferroviaria , ambas tombadas pelo Condepac e sendo assim , não poderia ter sua arquitetura e entorno alterados sem autorização .Segundo informações , a reforma de agora é para construir 2 caixas d´água por exigência do corpo de Bombeiros e sobre as mesmas será construido um palco . Temos uma caixa dágua enorme a 50 metros e poderíamos instalar alguns hidrantes na praça da igreja.
A população deveria se manifestar para salvar a Igreja de tamanha agressão .

Leo Torresan

Lorival disse...

Ronco,
É lamentável para não dizer de muito mau gosto o que está sendo feito pelo Padre Morales. A pensar que tudo seja destinado para arrecadação pura e simplesmente, torna a obra ainda mais amarga. Nossa festa de Agosto perdeu o encanto de longa data e estamos assistindo a um enfeiamento do espaço infelizmente.

Dudu

Ines Camilo disse...

Ronco se todas as pessoas que se dizem católicas dessem o Dízimo corretamente como pede as Sagradas Escrituras não precisaria Festa de Agosto concorda ?Dízimo não precisa ser 10% do salário de uma pessoa como prega outras igrejas mas se cada Ribeirão bonitense que se diz Católico colaborasse com $5,00 ou $10,00 reais por mês não precisaria tudo isso .só que nesta questão os pobres ficariam sem diversão ao menos uma vez por ano já que não tem dinheiro para viajar ,passear etc...