O Blog do Ronco convidou o amigo e professor de matemática Claret
Guimarães a contar um pouco da história que o levou a praticar o ciclismo. Recentemente, Claret pedalou até a Fazenda Santa Eliza de propriedade de
Josmar Verillo, onde registramos a sua visita e fizemos o convite para um
depoimento que segue abaixo:
O Blog do Ronco convidou o amigo e professor de matemática Claret
Guimarães a contar um pouco da história que o levou a praticar o ciclismo. Recentemente, Claret pedalou até a Fazenda Santa Eliza de propriedade de
Josmar Verillo, onde registramos a sua visita e fizemos o convite para um
depoimento que segue abaixo:

“Claret Guimarães no Aeródromo Clemente Verillo
A vida é como andar de bicicleta. Para manter
o equilíbrio é preciso continuar em movimento.”
Albert Einstein, que
teve seu primeiro insight para a
Teoria da Relatividade enquanto pedalava.
“...em 2010 tomei a importante decisão de
voltar a praticar alguma atividade física. Precisava me ocupar com algo saudável, pois meu corpo dava sinais de alerta. Sinais
estes encontrados nos exames de sangue. Comecei com caminhadas intercalando com
corridas leves até que fui me condicionando e participando de corridas de rua
na região. O mais importante deste retorno com as atividades físicas, foram os
resultados dos exames seguintes, uma melhora considerável .
Em uma
das corridas que participei (5 km da Unicep) me machuquei e lesionei o tendão
calcâneo, ficando assim impossibilitado inicialmente da prática de atividade
com impacto. Durante o período de recuperação
retomei a velha bicicleta de
ferro, como sempre tive uma bicicleta, para voltar com um pouco de atividade
bem leve. Não estava nos meus planos largar a corrida. Mas depois que encontrei
um grupo de ciclistas, liderado pelo meu amigo Fábio Mascaro, aquilo me animou.
A atmosfera de pedalar em grupo inspira
um companheirismo sem igual. A sensação de bem estar que o ciclismo de estrada
proporciona tornou-se um vício em minha vida.
Em janeiro de 2011, decidi procurar uma
assessoria técnica profissional para prática do ciclismo, com planilhas
semanais e principalmente com acompanhamento médico, tal como Cardiologista
para análise das minhas condições físicas ideais e por segurança. Desde então,
todos os meus treinos são monitorados e analisados. Tenho como meta manter
minha condição física e minha saúde geral. E não tenho dúvidas que o ciclismo é
meu grande aliado nisso.
No ciclismo de estrada, considerando que na
maioria das vezes os treinos são longos, torna-se vital ter uma bicicleta adequada para treinos em asfalto,
devendo seu tamanho ser ideal para as minhas medidas (bike-fit), além dos
equipamentos necessários e boa alimentação.
Como Professor de Matemática, tenho todos os
treinos monitorados registrados e com os resultados para fins estatísticos
tenho os seguintes dados em resumo : 695 treinos, 26 698 Km, média de 39 Km/treino e velocidade média de
23,6 Km/h.”
Claret
Guimarães
5 comentários:
É isso aí, Clarezinho.Sempre o tive na mais elevada consideração pelo profissional da educação que é.Agora passo a admirá-lo como exemplar esportista.Vida longa, meu amigo e muito obrigada pela lição que deixa a todos nós, jovens ou menos jovens(como eu).Parabéns, garoto!!! Sucesso e vida longa! Que Deus o ampare sempre!Um beijo!
O depoimento é importante pelo fato de alertar aos que poderiam fazer uma atividade física e acabam não fazendo por puro comodismo. O exemplo do Claret serve para todos nós. Seja qual for a atividade física sempre será importante. Além do que o Claret é gente nossa!
Que bacana seu depoimento Mestre Claret. Fico feliz demais por ter participado desde o início dessa sua "pedalada". Lembro quando você começou a pedalar, as pessoas olhando desconfiadas, até riam. Hoje você melhorou sua saúde, e adquiriu um preparo físico que muitos (ou a maioria) dos "jovens" não possuem. E como sempre conversamos, nada de competições, nada de "bombas". Somente o prazer por pedalar. Jamais conseguiríamos escrever aqui a sensação depois de um bom treino de ciclismo. É bom demais. Absurdamente bom. E as risadas ao longo desses anos pedalando ? Quantas risadas. Sempre rimos muito nos treinos. Sempre conversamos bastante também. Muito bom pedalar com você meu amigo. Muito bom praticar ciclismo. Feliz foi minha escolha quando resolvi "investir" (literalmente) nesse esporte fabuloso que é o ciclismo de estrada. E como sempre digo, você já é uma lenda. PARABENS MESTRE. PARABENS HOMEM BICICLETA.
Parabens Claretzinho.
Parabens Claretzinho..voce e uma pessoa maravilhosa e muito perseverante. Te amamos.Neca e Abel.
Postar um comentário