quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Escolinha de Futebol de Trabiju atende 130 menores e integra esporte e educação

A Escolinha Municipal de Futebol de Trabiju, que tem como professor o ex-jogador José Carlos Garcia, o popular Zé Carlos, e na coordenação Vanderlei Amaral, que iniciou as atividades em março de 2013 com 50 alunos, hoje conta com 130 garotos. Eles recebem treinamentos todos os dias de condução de bola, passe, fundamento com a perna direita, esquerda e domínio, chutes a gol e no encerramento dos treinamentos participam de um jogo coletivo onde professor e coordenador aproveitam para fazer a avaliação do desempenho de seus alunos.

Segundo o professor Zé Carlos, o ano de 2013 foi intensificado com muito treinamento e diversos amistosos que serviram de preparação dos alunos para a participação em torneios e campeonatos que estão sendo agendados em nível regional e até estadual para o ano de 2014 que se aproxima.

“O prefeito Fabrício Vanzelli não tem medido esforços para nos ajudar nessa empreitada e tem nos dado carta branca tanto no que diz respeito aos treinamentos quanto nas decisões que temos tomado em relação aos amistosos que temos marcado. Nos fornece além do transporte o lanche e todo material necessário para as competições. Quando começamos os alunos treinavam descalços pois não tinham chuteiras e hoje temos uniformes, chuteiras, coletes, material para demarcação esportiva e acima de tudo esta administração gosta e apoia toda modalidade esportiva praticada na cidade”, disse o técnico Zé Carlos.

De acordo com o treinador, “a Escolinha de Futebol de Trabiju mantém parceria com a rede de ensino do município no sentido de cobrar de seus participantes uma boa aplicação nos estudos e isso é feito na forma de conversas e conselhos onde tentamos mostrar aos garotos que a escola é ainda mais importante do que o futebol pois na escola todos que se dedicam tem grandes chances de serem bem sucedidos na vida enquanto que no futebol apenas alguns se destacam”.

O coordenador Vanderlei Amaral disse que para 2014 pretender formar uma equipe de futebol feminino para que juntamente com os garotos as meninas possam participar de torneios e campeonatos tanto na cidade quanto na região. “A Escolinha de Trabiju recebeu convite do pessoal da Ferroviária para participar de um fórum esportivo que acontecerá em Araraquara e que visa divulgar e incentivar o futebol feminino que atualmente tem pouco incentivo do poder público e também de empresas”, disse.

Vanderlei Amaral também agradeceu ao prefeito Fabrício e aos vereadores dizendo que sem o apoio que a escolinha vem recebendo da Prefeitura e da Câmara não seria possível a realização dos trabalhos no futebol e nem em outras modalidades esportivas do município onde entre elas destaca-se o karatê do professor Donizete Garcia, que tem conquistado muitos títulos nas competições que tem participado. “Outra coisa muito importante é que no mês de agosto levamos nossas crianças até o Poupatempo de Araraquara onde foi confeccionado o RG de cada um e isso os torna aptos a disputar os campeonatos que estão por vir e também facilita a identificação dos mesmos em todos os lugares que se apresentarem”, falou Amaral.
O diretor de Ensino de Trabiju, Luiz Carlos Pazzatto, disse que é muito importante integração da escola com o esporte, principalmente no futebol “pois essa integração vem trazendo diversos benefícios para nossas crianças e adolescentes, sendo que temos um projeto Bom de Escola Bom de Bola onde essa integração tem dado excelentes resultados para os dois setores envolvidos. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o trabalho feito pelo Zé Carlos e o Vanderlei e também agradecer todo o incentivo recebido por parte da Prefeitura que tem a frente o prefeito Fabrício e também a Câmara que por intermédio de seus vereadores tem aprovado projetos importantes na área da Educação e em outras não menos importantes para o desenvolvimento do nosso município”, falou Pazzatto.

Em relação ao esporte praticado hoje em Trabiju, o prefeito Fabrício Vanzelli disse que já melhorou bastante em relação as condições em que assumiu em janeiro deste ano mas que muito está sendo feito para que no final de seu mandato em dezembro de 2016 o município possa se orgulhar de seus esportistas. “Eles terão todas as condições para desenvolver suas atividades. Nesse momento estamos reformando e readequando a piscina municipal que ficará livre de vazamentos e com profundidade adequada para que todos possam praticar a natação que é sem sombra de dúvidas a mais completa forma de se praticar esportes. Também será reformada a quadra do Centro de Lazer do Trabalhador Trabijuense e também será construída uma quadra de areia para auxiliar ainda mais e colocar em movimento os trabijuenses. Todo o equipamento esportivo necessário para as diversas modalidades praticadas no município foram entregues recentemente para os departamentos competentes onde a partir dessa entrega nenhum esportista pode alegar sua não participação no esporte por motivo de falta de equipamento”, falou o prefeito.

Em relação a parceria Esporte/Educação, Fabrício disse ter ficado muito satisfeito com essa atitude por parte do Zé Carlos e do Pazzatto porque “ isso vem a aumentar ainda o interesse das crianças e adolescentes no que diz respeito a estudar e praticar esportes”.

Audiência Pública
Ainda em busca de recursos para o esporte Fabricio Vanzelli participou no dia 13 último no auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa de São Paulo de Audiência Pública para o Orçamento do Esporte 2014. Entre os organizadores estavam os deputados Leandro KLB, como presidente, e Edinho Silva, membro efetivo. Fabrício aproveitou e entregou para os dois deputados projetos e reivindicações para aquisição de verbas e equipamentos para o esporte trabijuense.
Colaborou: Antonio Teixeira

Nenhum comentário: