quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Condomínio Aeronáutico abriria possibilidades de novos investimentos na região. As mais beneficiadas: Ribeirão Bonito e Dourado.

 "Estamos numa fase em  que exige o meu empenho integral nesse projeto, por esse motivo a minha dedicação terá que ser diuturna para essa finalidade", disse Verillo.
 Apresentação do pré projeto do Condomínio Aeronáutico Santa Eliza

Com a possibilidade da Fazenda Santa Eliza ser transformada em condomínio aeronáutico no entorno do aeródromo Clemente Verillo em Ribeirão Bonito, a região seria beneficiada com novos investimentos.
Aeródromo Clemente Verillo

Os condomínios aeronáuticos não são novidades, e a partir da ideia  importada dos Estados Unidos onde a aviação de modo geral tem grande espaço, no Brasil já é possível adquirir lotes, com a novidade de ter na garagem um avião.  Esse conceito tem gerado grande interesse em proprietários de aeronaves no país, que formam um círculo com algumas necessidades básicas como por exemplo: a comodidade de  guardar a aeronave em "garagem" próxima à residência sem o alto custo de aluguel em hangares. A falta de espaço é um entrave para os aficionados pela aviação no Brasil, mesmo em aeródromos públicos.

O número de aviões privados saltou 32% em 5 anos no país, segundo Anac. Monomotores são vendidos por até R$ 200 mil; jatos chegam a R$ 5 milhões. O mercado está em plena ascensão. A maior dificuldade para quem possui um avião, é justamente ter como base um aeródromo à sua disposição e o alto custo cobrado pela hangaragem.

Os proprietários de aeronaves na grande maioria são apaixonados pela aviação, e uma das formas de não ficar isolado da família por conta do "hobbie" é fazer a integração de todos  onde toda a família possa estar unida e curtir juntos os bons momentos, não somente com  os passeios de avião como também a área de lazer em condomínio fechado. Na prática todos aproveitam, e isso vale para a mulher (ou o marido, se a esposa for aviadora), os filhos, os parentes e os amigos, que têm à disposição uma infraestrutura de hotel ou de refúgio campestre com espaço para o avião. No entorno do empreendimento "Condomínio Aeronáutico Santa Eliza" está previsto  a formação de área verde, proporcionando um belo visual e o bem estar aos proprietários e visitantes.

No caso da Fazenda Santa Eliza, vários fatores contribuem para o sucesso do empreendimento. A localização: centro do Estado de São Paulo e longe de tráfego aéreo, a altitude próxima aos 700metros do nível do mar, a pista asfaltada de 1.000 metros e que está sendo preparada para 1.200metros para receber jatinhos, o balizamento noturno onde aeronaves possam aterrissar e decolar a qualquer hora, a topografia da propriedade em 50 alqueires, dos 211 existentes, que estão localizados na parte alta do município, a pavimentação asfáltica total, saindo da SP-215 até o aeródromo, contornando toda a área do Eco Resort.

A princípio o empreendimento teria cerca de 90 lotes distribuídos ao longo do aeródromo, com avenidas arborizadas, com variantes asfaltadas para o acesso à pista de pouso. Cada lote com área de 1.500m², equipada com garagem para aeronave. Essa garagem poderá estar acoplada à própria estrutura da residência, dando um charme maior à arquitetura.

Os proprietários dos lotes, teriam toda a estrutura de hotel à disposição, como restaurante, apartamentos para visitantes, bares e lojas de conveniência.

As cidades próximas como Ribeirão Bonito e Dourado, seriam as maiores beneficiadas, pois é certo que aprovado o empreendimento, haveria uma demanda forte no comércio em geral e até mesmo uma demanda imobiliária maior, além é claro, da geração de empregos.

De acordo com o empresário e  proprietário da Fazenda Santa Eliza, Josmar Verillo, essa é uma possibilidade que vem sendo estudada há tempos com várias reuniões com grupos interessados e que agora avança em uma etapa importante de estudo e pré-projeto.

"Estamos numa fase em  que exige o meu empenho integral nesse projeto, por esse motivo a minha dedicação terá que ser diuturna para essa finalidade", disse Verillo.

Tudo indica que Josmar Verillo estará mais presente em Ribeirão Bonito.

4 comentários:

Emílio Minutti disse...

Além da valorização mobiliária, haverá também demanda para mão de obra especializada e não especializada, uma estrutura como essa vai exigir isso.Ou seja valorização e emprego para região parabéns pela idéia espero em breve poder ver as obras desse condomínio.

Dezio Ricardo Legno disse...

Em todo o mundo no entorno de aeroportos há DESVALORIZAÇÃO imobiliária. Na Califórnia, USA, os corretores de imóveis são obrigados por lei a informar seus clientes da existência de aeroportos nas proximidades ou PROJETOS de futuros aeroportos.
Além disso alguém gosta de passar uma temporada em hotéis onde há pousos e decolagens de aviões por perto. Onde está a vocação turística de Dourado e Ribeirão Bonito?
Durma-se com um barulho desses.

Sergio Ronco disse...

Prezado Dezio,
Aproveito para responder também o comentário que o senhor fez em outro blog.

O projeto de construção de um condomínio aeronáutico está em fase de estudos e de análise. A Fazenda Santa Eliza fica localizada no KM 187,5 da SP-215, portanto há 8 km de Ribeirão Bonito e também a 8km de Dourado. No espaço aéreo monitorado pela Academia de Pirassununga, as aerovias que estão no trajeto do Aeródromo Clemente Verillo não passam sobre Ribeirão Bonito e Dourado, a não ser que o piloto desvie de sua rota, pois as coordenadas não estão nessa rota, portanto cai por terra a sua preocupação com barulho. Para que o senhor tenha uma idéia da importância de uma pista de pouso para os Hotéis-Fazendas, os proprietários dos mesmos estão nos procurando para parceria. O Santa Clara Eco Resort de Dourado, um dois maiores do Estado(comprovadamente) e um dos mais belos, já fechou parceria com o Santa Eliza Eco Resort em função da pista. É bom destacar também que o Aeródromo recebe vários vôos semanalmente e nem por isso o senhor ouviu barulho.Ao contrário do que o senhor pensa, a valorização de imóveis na cidade é positiva e não negativa, explico: haverá procura por imóveis tanto em Dourado como em Ribeirão Bonito pelo fato da mão de obra especializada como o senhor mesmo ressalta. Haverá também a procura de imóveis com dimensões menores que os oferecidos pelo condomínio para aqueles que não terão lotes na Fazenda, apenas a guarda da aeronave. Pergunte ao senhor Arthur(dono de imobiliária), como já está a especulação em torno do assunto.Por outro lado, haverá com certeza, mão de obra da própria cidade, diferente do que o senhor preconiza: Iremos precisar de: cozinheiras, arrumadeiras, garçons, atendentes, camareiras, recepcionistas, guarda noturno, jardineiros, manobristas, tratoristas para deslocamento de aeronaves em pista, controladores de tráfego, telefonistas, eletricistas, encanadores, pessoal de manutenção, marketing etc…O comércio de Ribeirão Bonito já está lucrando com o empreendimento, pergunte às casas de materiais de construção, pergunte aos supermercados, onde 90% das compras são realizadas em Ribeirão Bonito.
No momento, senhor Dezio, estamos empregando 12 pessoas, e nem começamos! São 10 funcionários de Ribeirão Bonito e 2 de Dourado.
Acho que o senhor está pensando que seria um AEROPORTO INTERNACIONAL, não é o caso. Talvez não tenha entendido a matéria.
Ao contrário do que o senhor prega, não há desinformação à população, motivo pelo qual duas matérias já foram postadas explicando até o momento, passo-a-passo do projeto. Outras tantas serão veiculadas. Ninguém ficará sem informação, nunca foi essa a nossa proposta, mesmo porque iremos precisar muito da mão de obra local, por esse motivo a comunicação será maciça.
Convido-o pessoalmente, a conhecer detalhes do projeto e as atuais instalações do Santa Eliza Eco Resort. O senhor é meu convidado para um almoço na referida Fazenda, tenho a plena certeza de que mudará de idéia. Agende comigo a sua visita, será um prazer recebê-lo, afinal a sua opinião nos é muito importante.
Tudo o que disse e veiculei pelo Blog do Ronco é com plena certeza do que falo, pois estou do comando de operação do empreendimento.
Forte abraço
Ronco

Ana Maria disse...

Coisa incrível, ninguém faz nada pela cidade e quando vem um com mente aberta e que pode fazer algo para tira do marasmo a cidade, vem crítica? Me poupe vai!