terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ribeirão Bonito realiza 1ª sessão ordinária do Legislativo

A primeira sessão ordinária da Câmara de Ribeirão Bonito foi realizada ontem, segunda(4), com a presença de todos os 9 vereadores eleitos em outubro de 2012. O Presidente Dimas Tadeu Lima abriu a sessão passando ao 1º Secretário a tarefa de leitura da ordem do dia.
Mesa Diretora: Presidente Dimas Lima; 1º Secretário Manoelito;2º Secretário Regivaldo

A pauta dos trabalhos estava extensa contendo: um veto parcial por parte do Executivo, quatro Projetos também de autoria do Executivo, sendo eles: Autorização para contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil da ordem de R$ 700 mil; Celebrar convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo visando contratação e cessão de estagiários para o Fórum local; Alteração da Lei 2299; Convênio com a Santa Casa para plantão médico 24 horas; Convênio com a Santa Casa para a parceria na administração do Pronto Socorro.

Sendo a primeira sessão do ano, o número de indicações foi exagerada: 31.

O vereador Manoelito da Silva Gomes é quem responde pela 1ª Secretaria, portanto, fica a seu cargo a leitura da ordem do dia. Manoelito pareceu tranqüilo e não se perdeu no calhamaço de papeis que tinha sob sua responsabilidade. Com o passar do tempo a experiência virá e a leitura estará mais solta.

Novatos como Manoelito, Joseilton de Jesus e Pedro Maia pareciam compenetrados no acompanhamento da leitura. Outro estreante, o vereador Regivaldo Rodrigues da Silva, segundo secretário, entre carimbar um e outro documento, tarefa sob sua responsabilidade, cumprimentava amigos que estavam na platéia.

Ao centro de uma das mesas, mais um estreante, Marcelo Lollato, representando o Distrito de Guarapiranga, conversou bastante com a colega vereadora Renata Magalhães, reeleita para mais um mandato.


O vereador José Sebastião Baldan, também veterano de segundo mandato, acompanhou a sessão de antena ligada na Rádio BJ que fez a transmissão ao vivo.

O mais experiênte da casa, o vereador Marcelo Pallone, estava visivelmente tranqüilo e parecia disposto a enfrentar mais um mandato revigorado. Ao menos foi o que disse em plenário durante tema livre.

TEMA LIVRE

Todos os 9 vereadores se inscreveram para o tema livre. José Baldan citou o Blog do Ronco que veiculou um projeto de lei da cidade de São Carlos que regulamenta a Lei do Silêncio. Para Baldan, Ribeirão Bonito está precisando adequar o que já tem e fazer valer a Lei do Silêncio na cidade, evitando que haja abuso na perturbação do sossego alheio. Marcelo Palone apoiou a iniciativa do companheiro. Baldan também falou que estará atento e agirá fiscalizando o novo loteamento da cidade, próximo ao cemitério local. Para o vereador, há muita propaganda pelas ruas, porém não sabe como está a documentação. “Vamos fiscalizar esse loteamento para que a população não seja ludibriada novamente”, disse Baldan.

Renata Magalhães não gostou nem um pouco da resposta que a Secretaria da Saúde enviou em resposta ao seu requerimento encaminhado no final de novembro de 2012 questionando o horário que o médico Comar cumpria na cidade. De acordo com o que foi lido, a resposta foi evasiva não especificando o horário. Renata afirmou ser um desrespeito com ela vereadora e com a própria população, afinal é dinheiro público que sai dos cofres da prefeitura, por esse motivo teria que ser divulgado, disse Renata. Para a vereadora, o médico não poderia estar ao mesmo tempo em dois lugares. Segundo Renata, o profissional chega a hora que quer  e tem horário a cumprir no Centro de Especialidades, o que não está sendo feito.

Marcelo Lollato agradeceu a todos que votaram nele dizendo que Guarapiranga estaria retornando à Câmara através de sua pessoa. Cumprimentou o prefeito Wilson Forte Junior pela nomeação do subprefeito do Distrito, Zinho, pessoa qualificada e interessada no desenvolvimento de Guarapiranga. Lollato espera que o prefeito Forte Junior atenda as indicações dos vereadores e deu uma estocada: “vamos inicialmente fazer as nossas indicações por vias legais, caso não sejamos atendidos, aí veremos o que faremos”, disse Lollato.



Joseilton de Jesus, Pedro Maia, Manoelito da Siva Gomes e Regivaldo Rodrigues da Silva, também se inscreveram no tema livre, e  cada qual agradeceu os votos recebidos , reafirmando a condição de representantes do povo. Manoelito disse que ouviu um cidadão dizer que no bairro Malvinas não havia nenhum vereador que os representassem.  Manoelito afirmou que na câmara existem 9 vereadores e que todos são vereadores de todos os bairros inclusive das Malvinas.

Marcelo Pallone, o mais experiente, iniciou sua fala se solidarizando com as famílias dos mortos na tragédia de Santa Maria-RS, quando um incêndio em uma boate vitimou 237 jovens.

Disse estar revigorado para as tarefas de mais um mandato como vereador. Disse que não faria indicações, pois sabe que as prioridades no momento são outras em inicio de gestão.

Cumprimentou o prefeito eleito Wilson Forte, o Nenê ,afirmando que sentiu muita energia no chefe do Executivo para administrar a cidade.

Próxima sessão ordinária 18/02/2013

Nenhum comentário: