quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cetesb multa Prefeitura por despejo irregular de esgoto doméstico em rio

Bombas da estação elevatória de Boa Esperança do Sul não funcionam.
Moradores do Centro reclamam do mau cheiro que tomou conta das ruas.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) multou a Prefeitura de Boa Esperança do Sul (SP), nesta quarta-feira (9), pelo despejo de esgoto doméstico sem tratamento no rio que passa pela cidade.

Um forte odor está tomando conta do Centro. O construtor Laerte Venezyano é um dos primeiros moradores do bairro e diz que já está cansado de reclamar e conviver com o mau cheiro. “É constante. Você chega aqui e está tudo podre, é terrível”, afirma.

O problema é que nenhuma das bombas da estação elevatória, que leva todo o esgoto da cidade para a lagoa de tratamento, está funcionando.

De acordo com a Cetesb, quando isso acontece o esgoto vai para o rio, que fica a pouco mais de cinco metros da estação. Por dia, são cerca de 83 mil litros de esgoto doméstico despejados de forma irregular.
Rio que corta a cidade está recebendo esgoto doméstico sem tratamento em Boa Esperança do Sul (Foto: Paulo Chiari/EPTV) 
Rio que corta a cidade está recebendo esgoto
sem tratamento (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
 
Nesta quarta-feira (9), a reportagem do Jornal Regional encontrou funcionários da Prefeitura e de uma empresa terceirizada fazendo manutenção de equipamentos.

Na estação, havia apenas uma bomba parada, porque uma peça estava quebrada. Técnicos da Cetesb foram até o local, coletaram água do rio e constataram que o esgoto estava sendo jogado sem tratamento.  “Pode causar problemas à fauna e à flora do rio e a utilização dessa água pode trazer risco para moradores”, diz o gerente da Cetesb de Araraquara, Jorge Luís Carizia.

O problema é antigo. Em fevereiro do ano passado, a Cetesb advertiu o município pelo lançamento irregular de esgoto.  Em setembro, foi feita uma nova fiscalização e o problema continuava. “Como ela já foi advertida, estamos aplicando uma penalidade de multa”, afirma.
O valor da multa aplicada pela Cetesb não foi divulgado. O prefeito de Boa Esperança do Sul, Marco Aurélio Rosim (PPS), informou que houve dificuldade em comprar a válvula de retenção por causa dos feriados, mas já está sendo feita a substituição e ela deve entrar em operação ainda nesta noite.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vocês já analisaram a elevatória de
Ribeirão Bonito, pois ela está sendo construida dentro da APP e não tem nenhum dispositivo de retorno para o rio caso as bombas e o grupo gerador venham a falhar e mais grave ainda é que o esgoto será lançado "in natura" dentro da elevatória onde sua profundide atingiu o lençol freatico, vindo assim além do mau cheiro, contaminar todo o nosso aquifero.
Verifique e veram que tal situação é real e de alta gravidade. Intreviste a prefeitura municipal