quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O que podemos esperar dos novos prefeitos, em Dourado e Ribeirão Bonito?

O que podem esperar a população de Dourado e Ribeirão Bonito dos novos administradores eleitos? Juninho Rogante em Dourado e  Nenê Forte em Ribeirão Bonito

A resposta não carece de pesquisa para saber o resultado. Vamos tentar elencar um pouco dos anseiso da população, tanto em Dourado quanto em Ribeirão Bonito.

 Em primeiríssimo lugar, os dois eleitos, Juninho Rogante e Nenê Forte, cada qual em sua cidade,  que respeitem a população. E o que é respeitar a população? É respeitar o uso do  dinheiro público! Os recursos públicos são sagrados. Se eles, os recursos,  não forem bem investidos, a população não terá a reciprocidade da chancela do voto dado.

Os eleitores contrataram para administrarem suas cidades, dois jovens, e haverá uma expectativa muito grande do comportamento dos dois frente aos poderes  Executivos Municipais.

As prioridades das comunidades nem sempre serão as mesmas. Eu explico: no caso de Ribeirão Bonito, o bairro novo Ribeirão necessita da continuidade do asfaltamento. Para a comunidade do bairro Morumbi, essa não é prioridade, pois o asfalto já chegou na sua totalidade. E assim por diante. Por esse motivo, que  defendemos um orçamento participativo. As diversas comunidades  saberão dizer quais as prioridades delas.

Se os governos de Dourado e Ribeirão Bonito administrarem suas cidades, caminhando ao encontro dos anseios da população, a tendência lógica será a satisfação geral, ou pelo menos da grande maioria.

O quesito ética, honestidade e transparência, são ítens indispensáveis para aqueles que estão bem intencionados com as suas cidades.

O grupo de cada cidade que deverá ser escolhido pelos dois prefeitos eleitos no auxílio de suas administrações, será de suma importância. Eu defendo que a escolha de cada integrante que fará parte do governo, seja feita pela competência e não pela amizade. Se puder unir amizade e competência, ainda melhor. Se tiver que escolher entre o amigo e o competente, ficaria com o competente.

As duas cidades necessitam de administradores com os olhos focados no futuro. Tanta uma, quanto a outra, sofre com a falta de empregos. Esse é um grande desafio dos novos prefeitos. Talvez se se fizesse uma pesquisa, seria a maior prioridade respondida pela população das duas cidades,  até mesmo à frente do asfalto onde não há esse tipo pavimento. 

A área da saúde, é uma das que deverá ter uma maior atenção dos eleitos. Dourado ainda está mais carente que Ribeirão Bonito.

A Política do Pão e Circo

A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.(net).

Não acredito de forma alguma que os dois jovens queiram passar para a história, sendo reconhecidos  pela  política  do "pão e circo".

Acredito sim,  que tanto Juninho Rogante, quanto Nenê Forte, fará de tudo para que Dourado e Ribeirão Bonito sejam reconhecidas como as cidades bem administradas. 

Espero que este espaço do Blog do Ronco, possa ser utilizado com boas notícias, tanto de Dourado quanto de Ribeirão Bonito.


Boa sorte aos novos administradores, Juninho Rogante e Nenê Forte!

3 comentários:

Fábio Carvalho disse...

Torço para que ambos consigam escolher com sabedoria sua equipe de trabalho. Somente uma equipe competente conseguirá transformar as necessidades da população em realidade com eficácia e eficiência.

Leo Torresan disse...

Riberião Bonito e Dourado podem encontar um caminho comum de cooperação, pois existem interesses comuns para ambas as cidades. Por exemplo, apos 2014 não será mais permitido o descarte do lixo nos chamados Lixoes .Sera necessário o uso de aterro sanitario ou outro meio de tratar o lixo . Os aterros são projetos complexos e caros e ai esta uma oportunidade para as administrações das cidades pequenas se unirem para buscar uma solução comum e portanto mais interessante para todos. Ribeirão Bonito tem interesses comuns com todosmos seus vizinhos : Brotas - com a estrada que liga os dois municipios tão prometida e nunca realizada. O mesmo acontece com Trabiju.
Enfim , uma otima oportunidade de cooperação unindo forças no interesse comum, troca de experiencia etc.

Leo Torresan

Sergio Ronco disse...

As regras do Blog não permitem que comentaristas respondam a outros comentários já postados. O foco dos comentários terá que estar intimamente ligado ao texto.
Obrigado pela postagem
Ronco