terça-feira, 24 de julho de 2012

Casa de Saúde mobiliza população para a reabertura do hospital de Dourado


 Casa de Saúde Santa Emília

A Casa de Saúde Santa Emília de Dourado está mobilizando a população na tentativa, mais uma vez, da reabertura do hospital local, que está fechado desde outubro de 2010.
 
A Direção Saúde Regional DIR III, sediada em Araraquara, sugeriu algumas reformas para que o hospital se adequasse as normas vigentes de funcionamento. 

Na reforma realizada, o centro cirúrgico, a colocação de equipamentos nos quartos e a cozinha foram prioridades.

De acordo com Rogério Mazini(foto), funcionário da Casa de Saúde, o que havia sido sugerido pela DIR foi feito. “Estamos aguardando uma nova avaliação por parte da DIR”, disse Mazini.

A direção da Casa de Saúde marcou o mês de setembro próximo como data provável da reabertura do hospital. 

A entidade tem uma dívida considerável, porém, a informação é que essa dívida foi parcelada e está sendo cumprido o acordado. Uma conta própria será aberta em um banco para as possíveis doações.

 Cartazes estão sendo confeccionados para a mobilização

"Nós precisamos da Santa Casa aberta, não podemos correr para Ribeirão Bonito em busca de atendimento", disse uma moradora da cidade.

O Blog do Ronco entrou em contato com a DIR III, para falar com a Diretora Maria Tereza Luz da Silva, mas foi informado que se encontrava em reunião.

2 comentários:

arnaldo davoglio disse...

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Frederico A.Verona disse...

Segundo o Portal da Saúde do SUS, cidades com menos de 50.000 habitantes não terão UPA e sim Sala de Estabilização, portanto Dourado não se enquadra no caso de UPA, não se iluda.
Frederico A. Verona