terça-feira, 24 de julho de 2012

Único hospital de Dourado, SP, está fechado há quase dois anos

Moradores de Dourado (SP) pedem a reabertura do único hospital do município, que estáfechado há quase dois anos. A Casa de Saúde Santa Emília foi interditada em outubro de 2010 pela Vigilância Sanitária e, com isso, pacientes precisam ser atendidos em cidades vizinhas.

Moradores de Dourado, SP, pedem reabertura de casa de saúde (Foto: Reprodução EPTV)
O último nascimento no local foi há um ano e dez meses. Em seguida, a casa de saúde foi fechada para passar por adequações em vários setores. Desde então funcionários começaram uma campanha para arrecadar verbas. As paredes agora têm pintura nova, a cozinha foi reformada e ganhou sala para nutricionista, foi instalada rede de gás e o centro cirúrgico também passou por reforma.

O custo total foi de R$ 110 mil. A maior parte do dinheiro veio da ajuda dos próprios funcionários e também da população, que participava dos eventos beneficentes e fazia contribuições mensais. A reforma foi concluída em fevereiro deste ano, mas até agora o hospital está fechado. Estão sendo feitos apenas exames de raio-x e consultas a gestantes. Pacientes que precisam de internações são encaminhados para as cidades vizinhas.
Moradores pedem reabertura da Casa
de Saúde na cidade (Foto: Reprodução EPTV)
O técnico em farmácia Rogério Mazini trabalha há dez anos no hospital e diz que os pacientes enfrentam um transtorno. “Uma internação de virose, que poderia ser tratada em um ou dois dias aqui, não é feito mais e o paciente sofre nesse transporte.”

A diretora regional de saúde de Araraquara (SP), Maria Teresa Luz da Silva, disse estar acompanhando o caso de Dourado. Ela não deu prazo para a liberação do alvará, mas garantiu que nos próximos dias será feita uma nova vistoria.

“Nós estamos determinando a vistoria da Vigilância Sanitária da equipe regional, que fará uma avaliação da reforma realizada e diante dessa vistoria teremos um relatório apontando a regularidade das instalações físicas e também os recursos humanos necessários para reiniciar as atividades do hospital”, afirmou a diretora.

2 comentários:

Emilio Minutti disse...

Parabéns aos que participaram da manifestação,infelismente não pude estar participando.Porém até esta data não vi publicada as contas que disseram que iam mostrar para que a população soubesse do montante da divida e como seria solucionada, isto foi prometido no ato do fechamento da santa casa e até agora.....................

Frederico A.Verona disse...

Seria importante para os eleitores de Dourado ouvirem o que pensam os candidatos a prefeito a respeito da nossa Casa de Saúde, pois isso seria um ponto essencial na escolha do candidato. Quais os planos que cada um tem com relação a esse problema.
Ronco, voçe poderia fazer isso?

Frederico A. Verona