Brasília
Cheguei à Brasília por volta das 17h30 do sábado(10). Tomei um taxi no aeroporto rumo ao hotel. No percurso, pouco mais de 20 minutos, puxei conversa com o motorista sobre a vida na cidade.
“Aqui é um salve-se quem puder. Não tenho outra profissão, vou morrer dirigindo taxi. O governador Arruda desprestigiou a nossa categoria. A corrupção come solta por aqui. Não se ouve falar em outro assunto senão a m... da corrupção. Ora é deputado, ora Senador, ora Ministro...o trabalhador honesto tem que morrer trabalhando, enquanto os safados dos corruptos enriquecem”
Cheguei ao hotel, ligo a TV e mais corrupção no noticiário. Fui até uma banca de jornal e deparei com a revista semanal de maior circulação no país, a Veja, que trazia a matéria de capa: “A Trama dos Falsários”, o final de semana prometia...
O que me levou à Brasília foi justamente um evento de mobilização de combate à corrupção, o ambiente vivido desde a minha chegada, não poderia estar mais adaptado ao tema.
Ainda no sábado, resolvi caminhar do hotel até o Palácio do Planalto. Não sabia que era tão longe, mas o plano era voltar de taxi ou ônibus. Dizem que Brasília funciona de terça a quinta. Bom, o certo é que no sábado não funciona mesmo. Mais parecia uma cidade fantasma, quarteirões e quarteirões sem encontrar com uma viva alma. Valeu a pena o passeio, pois ainda assisti a um coral que estava se apresentando no Salão Negro no Congresso Nacional.
Saquei a minha Nikon D-80 e cliquei um dos quarteirões totalmente vazio. Não reparei que na portaria de um dos prédios, estava o porteiro que percebeu o flash e perguntou se estava fazendo a foto para algum jornal. Disse que era para um blog de notícias. O porteiro com bom humor respondeu que se ele tivesse sido fotografado, era para não confundí-lo com nenhum político corrupto. O tema "corrupção" continuava em pauta.
O retorno da caminhada estava programado com taxi ou ônibus, pois as pernas não agüentavam mais. Resumo, nem taxi muito menos ônibus(não passou um). Retornei a pé pelos becos de Brasília. A noite a cidade é assustadora. Grupos de adolescentes visivelmente dopados e drogados por todos os cantos. Cheguei ao hotel e desmaiei de canseira.
Domingo - o evento: 2 ª Corrida e Caminhada “Venceremos a Corrupção”
O evento sempre acontece no domingo próximo ao dia 9 de dezembro, que é o Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas. A data é celebrada ao redor do mundo visando mobilizar a sociedade em torno do tema e renovar os esforços articulados do governo, empresas e sociedade.
Domingo(11), amanheceu com chuva muito forte. O evento marcado para às 9h00 na Explanada dos Ministérios em frente ao Congresso Nacional, corria o risco de não ser realizado. Mesmo com a chuva, perto das 8h00, me dirigi ao local. Para minha surpresa, o gramado, palco do evento, estava tomado por cidadãos de todas as idades, devidamente uniformizados com calção e a camiseta bem elaborada com a logomarca do evento.
Naquele momento a chuva deu uma trégua, como se estive ao lado dos manifestantes. Duas corridas foram programadas, uma de 4km e outra de 10km, além de uma caminhada.
Várias faixas foram confeccionadas pelos participantes
Dois artistas globais estavam presentes, Suzana Pires, a que fez o papel de jornalista na novela Fina Estampa e o ator Marcelo Novaes. É bom que se registre, que os atores foram espontaneamente, sem qualquer cobrança de cachê. Os dois foram muito aplaudidos pelas considerações que fizeram contra a corrupção no meio político do país.
A organização do evento pensou em todos os detalhes, desde uma tenda com fisioterapeutas , até a barraca das frutas e energéticos para os participantes.
A Largada
A largada foi em grande estilo do tipo São Silvestre, com direito a cronometragem oficial. Logo os participantes ganharam a avenida em frente à Explanada dos Ministérios colorindo de azul, a cor das camisetas, o longo trecho dos prédios funcionais.
Momento da largada do evento
Um balão enorme com a palavra Corrupção, apareceu no cenário sendo carregado por duas jovens caras pintadas.
O locutor que fez a apresentação do evento, a todo momento, lembrada os malefícios que a corrupção traz à sociedade. Foi o mesmo que fez a apresentação dos atletas melhores classificados, cada qual em sua categoria.
A premiação teve a participação dos artistas da Globo e dos organizadores do evento, entre eles, Henrique Ziller do IFC, Gil Castelo Branco, do Contas Abertas, Jovita José Rosa do MCCE, Francisco Caputo, presidente da OAB de Brasília e Duque Dantas um dos idealizadores do evento.
Organizadores e convidados do evento
Gil Castelo Branco(foto) foi quem, em nome da organização, se dirigiu aos presentes no encerramento do evento, incentivando a todos, para que combatessem a corrupção no país.
O Blog do Ronco e a Amarribo Brasil, cumprimentam os organizadores e os participantes do evento.
Clique AQUI e veja todas as fotos do evento
Resultado
4km
Masculino
1º – Marcus Vinícius Gomes Cabral – 14min41s
2º – Vinícius Barros da Costa – 15min35s
3º – Reinaldo Carvalho Vergara – 16min
Feminino
1º – Fabíola Gomes Monteiro – 19min46s
2º – Jackeline Michelly Silva Torres – 20min29s
3º – Kariny Massouh Barreira – 21min18s
10km
Masculino
1º – José da Silva Lima – 34min58s*
2º – José Wilson Granjeiro – 34min58s*
3º – Paulo Cruz – 34min58s*
Feminino
1º – Elizabeth Carvalho Rodrigues – 46min3s
2º – Elita Machado de Aguiar – 48min54s
Resultado
4km
Masculino
1º – Marcus Vinícius Gomes Cabral – 14min41s
2º – Vinícius Barros da Costa – 15min35s
3º – Reinaldo Carvalho Vergara – 16min
Feminino
1º – Fabíola Gomes Monteiro – 19min46s
2º – Jackeline Michelly Silva Torres – 20min29s
3º – Kariny Massouh Barreira – 21min18s
10km
Masculino
1º – José da Silva Lima – 34min58s*
2º – José Wilson Granjeiro – 34min58s*
3º – Paulo Cruz – 34min58s*
Feminino
1º – Elizabeth Carvalho Rodrigues – 46min3s
2º – Elita Machado de Aguiar – 48min54s
Nenhum comentário:
Postar um comentário