Em meio à terra virgem desbravada na mais esplendorosa alvorada feliz como um sorriso de criança um sonho transformou-se em realidade surgiu a mais fantástica cidade "Brasília, capital da esperança" Desperta o gigante brasileiro desperta e proclama ao mundo inteiro num brado de orgulho e confiança: nasceu a linda Brasília a "capital da esperança" A fibra dos heróicos bandeirantes persiste nos humildes e gigantes que provam com ardor sua pujança, nesta obra de arrojo que é Brasília. Nós temos a oitava maravilha "Brasília, capital da esperança."
Esse é o hino de Brasília.
Congresso Nacional
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
Quando da citação no hino, a frase: "Capital da Esperança" , ficamos sem entender que tipo de ESPERANÇA era essa. Com certeza não era a Esperança de que teríamos em uma cidade recém fundada, políticos honestos lutando pelo país.
A capital de todos os brasileiros transformou-se em abrigo de políticos corruptos, salve-se as exceções, que lá estão para se servirem do país. Não é a toa que os próprios moradores de Brasília, confirmam a má fama.
É uma classe totalmente desacreditada. Visitar a capital federal deveria ser orgulho para todos os brasileiros, pois é nela que está instalada a cúpula maior da República, certo? Errado! O orgulho deu espaço a desconfiança de quem lá trabalha(?), eu disse trabalha?
Só há uma saída para esse enorme inconformismo, essa saída obrigatoriamente passa pela ação de cidadania, como a manifestação popular vista no último domingo durante o evento "Venceremnos a Corrupção" e pela ação do voto do eleitor.
Esse tipo de manifestação, está començando a pipocar em todo o país, mesmo sendo ridicularizada por uma parcela da imprensa e por alguns militantes partidários.
Podemos não visualizar uma país melhor, livre da corrupção grosseira, em curto espaço de tempo, mas com certeza com a ação do cidadão inconformado, agindo de forma clara contra esse estado de coisa que se apresenta, e com as mobilizações pelos quatro cantos do país, com certeza, as próximas gerações serão contempladas.
Um comentário:
Em uma das versões da história, há quem diga que a nossa Capital nasceu da profecia de um santo e do sonho de um visionário chamado Dom Bosco... Em 1883, este mesmo homem teria sonhado que entre os paralelos 15 e 20, no centro do país, nasceria uma nova civilização...
Mas, em outra versão conta-se que tudo começou antes de tal sonho, com uma carta enviada à Corte de Lisboa em 1821, por José Bonifácio de Andrada e Silva, na qual o autor preconiza: “Criar uma cidade central no interior do Brasil, para assento da Regência que poderá ser em 15° de latitude, em sítio sadio, ameno, fértil, e junto a algum rio navegável...”
Postar um comentário