domingo, 20 de novembro de 2011

Ribeirão Bonito cumpriu o seu papel social

Ribeirão Bonito saiu na frente com a convocação do Prefeito Paulo Veiga(PPS), que não  hesitou em convocar a CONSOCIAL em Ribeirão Bonito.

Durante apresentação da AMARRIBO BRASIL em evento passado, com a presença de várias autoridades e entre elas, VÂNIA VIEIRA, Diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União, Juiz Marlon Reis, fundador do MCCE - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Eduardo André Gaievski Prefeito de Realeza-PR e várias outras, o Prefeito de Ribeirão Bonito Paulo Veiga puxou para si a responsabilidade de respaldar a CONSOCIAL na cidade, no que foi muito aplaudido por todos os presentes.

A Sociedade Civil precisa e deve participar dos destinos do município, disse Veiga aos microfones da BJ FM. Não esperávamos outra atitude do chefe do Executivo que corajosamente criou a Sala de Transparência em Ribeirão Bonito. Sabe o que isso significa? Qualquer cidadão poderá solicitar qualquer documento da prefeitura que será atendido em no máximo 48 horas. Um processo licitatório, uma nota fiscal de fornecedor, uma simples verificação em processo de concurso público, tudo poderá ser requisitado que o prefeito se encarregará de mostrá-los.

Essa transparência é fruto de aprendizado e de muita luta da sociedade civil aliada à AMARRIBO BRASIL, em busca de uma administração que não tem medo de mostrar os bastidores do poder. Ribeirão Bonito é exemplo para o resto do país de transparência e respeito ao povo.

Infelizmente nem todas as prefeituras agem da mesma forma que em Ribeirão Bonito, a Capital da Cidadania. Maus administradores se trancam em seus gabinetes como reizinhos, são intocáveis. Contratam assessores despreparados e mandões como se a cidade fosse deles. Não há respeito com o dinheiro público, muito menos com o cidadão que paga religiosamente seus impostos. Se acham verdadeiros Xerifes da cidade, nem mesmo conversam com os próprios funcionários, pois se acham superiores,  não fazem reuniões com seus secretários, tem medo de audiências públicas etc.

Esse tipo de administrador está malfadado a terminar nos tribunais, vitima dos seus próprios erros, desmandos e improbidades. A sociedade pode demorar para perceber, mas quando percebe, age e exige respeito, como fez a população de Ribeirão Bonito.

Não há mais espaço para bandidagem, picaretagem, sacanagem, roubalheiras ,mentiras. e falta de transparência.  O país está mudando, e graças à Deus, para melhor.

Prefeito que não quer mostrar suas contas públicas é mal intencionado!!! É isso mesmo, mal intencionado!!!

 Agora é para valer o cidadão tem o direito de exigir explicações do prefeito e da prefeitura.  A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei de Acesso à Informação Pública, em um importante passo em direção à consolidação da democracia no Brasil. A lei entra em vigor em 180 dias, período curto para enfrentar todos os desafios da implementação.

 
 











Vocês sabem o por que essas pessoas(fotos) participaram da CONSOCIAL e o que elas tem em comum? 

Pois bem, tem o amor pela cidade, o respeito ao cidadão, o desejo de ver prosperar a sua cidade e a sua gente.

Fotos: Acima à direita: Professor Marcelo Arno Nerling, doutor da USP do curso de Gestão de Políticas Públicas, - Mestre em Instituições Jurídico Políticas e Doutor em Direito do Estado. Esteve em Ribeirão Bonito a pedido da AMARRIBO BRASIL (Palestrante da CONSOCIAL, não cobrou absolutamente nada para se deslocar do Nordeste onde estava. Veio pelo amor à profissão e o respeito por Ribeirão e suas história).

Foto 2(esquerda), de óculos, Padre Morales, pároco de Ribeirão Bonito
Foto 3(direita), com microfone, Prefeito Paulo Veiga
Foto 4(direita), Waldete Ferreira, cidadã de Ribeirão Bonito.

Parabéns Ribeirão Bonito, parabéns prefeito Paulo Veiga, parabéns Baldan e Benedita Dejanira(vereadores que apoiaram a CONSOCIAL), parabéns AMARRIBO BRASIL, parabéns a todos os que participaram do evento.

Um comentário:

Wal disse...

Me enganei.
Sinceramente pensei que alguns ausentes, que teriam obrigação de estar presente na Consocial, deixassem aqui, pelo menos, algum
tipo de justificativa.