Garoto foi transferido para hospital em Araraquara, mas não resistiu
Trabiju
Um menino de 10 anos, morador de Trabiju, morreu na quarta-feira (23), em Araraquara, vítima de meningite, segundo laudo da Secretaria da Saúde de Trabiju.
Segundo a secretária da Saúde, Emilia Ferrari, Thiago Mateus Ferreira dos Santos passou mal na tarde de terça-feira (22), com sintomas de virose. Ela foi levada ao pronto-atendimento, medicada e liberada.
Mais tarde, a mãe notou manchas roxas pelo corpo do menino, que voltou a ser atendido no pronto-atendimento de Trabiju e, em seguida, foi transferido para Boa Esperança do Sul. Como o menino possuía plano de saúde, ele foi encaminhado para o Hospital Beneficência Portuguesa, em Araraquara, onde faleceu.
A Secretaria de Saúde de Trabiju já iniciou um bloqueio incluindo os familiares, a professora e 31 alunos da escola em que a criança estudava. Para a secretária, o problema foi pontual e, por enquanto, não existe a necessidade de uma ação mais ampla no município.
Segundo a secretária da Saúde, Emilia Ferrari, Thiago Mateus Ferreira dos Santos passou mal na tarde de terça-feira (22), com sintomas de virose. Ela foi levada ao pronto-atendimento, medicada e liberada.
Mais tarde, a mãe notou manchas roxas pelo corpo do menino, que voltou a ser atendido no pronto-atendimento de Trabiju e, em seguida, foi transferido para Boa Esperança do Sul. Como o menino possuía plano de saúde, ele foi encaminhado para o Hospital Beneficência Portuguesa, em Araraquara, onde faleceu.
A Secretaria de Saúde de Trabiju já iniciou um bloqueio incluindo os familiares, a professora e 31 alunos da escola em que a criança estudava. Para a secretária, o problema foi pontual e, por enquanto, não existe a necessidade de uma ação mais ampla no município.
Fonte: EPTV
9 comentários:
Diagnóstico, em Medicina é o processo analítico de que se vale o especialista ao exame de uma doença ou de um quadro clínico, para chegar a uma conclusão. É também o nome dado à conclusão em si mesma.
Em medicina, diagnóstico é a parte da consulta médica, ou do atendimento médico, voltada à identificação de uma eventual doença. Um conjunto de dados, formado a partir de sinais e sintomas, do histórico clínico, do exame físico e dos exames complementares (laboratoriais, etc), é analisado pelo profissional de saúde e sintetizado em uma ou mais doenças. A partir dessa síntese, é feito o planejamento para a eventual intervenção (o tratamento) e/ou uma previsão da evolução (prognóstico), baseados no quadro apresentado.
Classicamente, a base do diagnóstico médico é a consulta médica, mas existe um grande e crescente número de técnicas complementares de diagnóstico.
A comunidade científica tem como filosofia aceitar os instrumentos de diagnóstico que foram validados pelo método científico. Métodos não validados tendem a ser agrupados no conjunto das chamadas "terapias alternativas". A origem histórica e a filosofia intrínseca de muitos métodos de terapia, como o yoga, a homeopatia e a acupuntura, dificultam a utilização do método científico em sua análise, o que cria resistência a seu uso em muitos meios. Muitas aquisições recentes da tecnologia também ainda não foram validadas e em especial não foram demonstradas como superiores aos métodos existentes, o que também dificulta a aceitação geral.
Caso fosse atendido, na primeira consulta-ainda em Trabiju, por um Neurologista, a morte poderia ser evitada?
´Trabiju tem esses recursos?
A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha, denominado líquido cefalorraquidiano, para identificar se há ou não algum patógeno e, se sim, identificá-lo. Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral; caso seja meningite bacteriana, o uso de antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível.
A Neurologia é a especialidade da Medicina que estuda as doenças
estruturais do Sistema Nervoso Central (composto pelo encéfalo e pela medula
espinal) e do Sistema Nervoso Periférico (composto pelos nervos e músculos),
bem como de seus envoltórios (que são as meninges). Doença estrutural significa
que há uma lesão identificável em nível genético-molecular (mutação do material
genético DNA), bioquímico (alteração de uma proteína ou enzima responsável
pelas reações químicas que mantêm as funções dos tecidos, órgãos ou sistemas)
ou tecidual (alteração da natureza histológica ou morfológica própria de cada
tecido, órgão ou sistema). Em outras palavras, existe uma alteração neuroanatômica ou neurofisiológica que produz manifestações clínicas, as quais devem ser interpretadas
Quem tem plano de saúde, em caso de duvidas, deve procurar-de imediato - um especialista?
E quem não tem?
Erro médico, o que é?
Erro médico é a falha do médico no exercício da profissão. É o mau resultado ou resultado adverso decorrente da ação ou da omissão do médico, por inobservância de conduta técnica, estando o profissional no pleno exercício de suas faculdades mentais. Excluem-se as limitações impostas pela própria natureza da doença, bem como as lesões produzidas deliberadamente pelo médico para tratar um mal maior. Observa-se que todos os casos de erro médico julgados nos Conselhos de Medicina ou na Justiça, em que o médico foi condenado, o foi por erro culposo.
Meningite é uma doença que compromete as membranas que envolvem o nosso cérebro. As pessoas podem ser contaminadas e adquirir esta doença através de vírus, bactérias e fungos.
Há vários tipos de meningite, mas os sintomas são similares e se houver suspeita da doença
o diagnóstico deve ser feito imediatamente, pois se o diagnóstico for precoce pode evitar diversas seqüelas causadas pela meningite e até mesmo evitar a morte.
Para verificar se a pessoa tem ou não meningite os sintomas mais comuns são: vômito, dificuldade de movimentar a cabeça, estado de desanimo, distúrbio na conduta e também na agitação psicomotora, pequeno abaulamento de fontanela, manchas avermelhadas na pele, febre alta, dores intensas na cabeça e rebaixamento do nível de consciência
Meningite é uma doença que compromete as membranas que envolvem o nosso cérebro. As pessoas podem ser contaminadas e adquirir esta doença através de vírus, bactérias e fungos. Há vários tipos de meningite, mas os sintomas são similares e se houver suspeita da doença o diagnóstico deve ser feito imediatamente, pois se o diagnóstico for precoce pode evitar diversas seqüelas causadas pela meningite e até mesmo evitar a morte. Para verificar se a pessoa tem ou não meningite os sintomas mais comuns são: vômito, dificuldade de movimentar a cabeça, estado de desanimo, distúrbio na conduta e também na agitação psicomotora, pequeno abaulamento de fontanela, manchas avermelhadas na pele, febre alta, dores intensas na cabeça e rebaixamento do nível de consciência
Clínico Geral deve ter conhecimentos mínimos em todas as áreas de relação entre um paciente e um profissional da saúde. Não precisa saber fazer os procedimentos especializados como uma cirurgia, uma medida de pressão intraocular ou uma imobilização com gesso, mas deve estar ciente das consequências inerentes aos atos dos especialistas. Os sintomas do paciente são os indicadores do desequilíbrio energético daquele ser humano que sofre. Cabe ao clínico ir além da observação da parte doente, ir em direção ao todo, identificando as possíveis causas deste desequilíbrio e conhecendo cada individual e único processo de adoecer. Para nenhum outro especialista é tão verdadeira a frase que "não existem doenças e sim, doentes." E ninguém melhor do que um clínico geral para indicar uma consulta a um especialista. Aliás, os modernos programas de saúde social são espelhados nos famosos MÉDICO DE FAMÍLIA existentes em Cuba, onde um generalista é responsável por determinada área e número de pacientes, tendo disponível uma ambulância e um hospital de apoio para os casos que não consiga resolver sem auxílio dos especialistas.
Postar um comentário