terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mochilas nas costas de crianças, uma preocupação dos pais para o problema

Qual o peso máximo que uma criança ou adolescente pode carregar em uma mochila?



A resposta a essa pergunta, com certeza, é de grande importância aos pais, educadores, diretores de escolas e estudantes em geral.

 Com alguns textos colhidos da Internet e repassados para este este espaço, o Blog do Ronco tem por objetivo, alertar aos pais os problemas causados, quando às crianças ou adolescentes  carregam peso além do recomendado em suas mochilas.

O Blog do Ronco estará agendando uma entrevista com Médico Ortopedista sobre esse assunto. Por enquanto fiquem com artigos da Internet.



Artigo Médico

Journal of Pediatric Orthopedics, March/April 2004; vol 24: pp 211-271

Nesta ocasião de volta às aulas, os pais de crianças e adolescentes deveriam se assegurar que as mochilas usadas por seus filhos para levar material escolar não estejam com peso em excesso. Levar mochilas muito pesadas pode levar à dor e ocasionar lesões no dorso - isso é o que indica um estudo da Universidade da Califórnia publicado na revista médicaJournal of Pediatric Orthopedics.

O estudo avaliou 3500 estudantes com idades entre os onze e quinze anos no estado da Califórnia.

Os pesquisadores pesaram as mochilas e perguntaram aos estudantes quantas vezes elas eram utilizadas, e ainda, se sentiam dores relacionadas ao uso das mochilas. 64% dos estudantes informaram dores nas costas, e as relacionavam ao uso dos apetrechos. Duas de cada cinco crianças relataram sentir dores durante o tempo em que carregavam as mochilas.
Aqueles estudantes que sentiam dores foram perguntados acerca da intensidade da dor: eles disseram que a dor era intensa ou muito intensa. Em relação ao sexo dos estudantes, as meninas apresentaram mais episódios de dor do que os meninos.

Algumas das crianças chegaram a perder dias de aula devido às dores nas costas, e 17% delas chegaram a procurar um médico devido aos sintomas da dor.

Os especialistas recomendam que o peso da mochila não seja superior a 10% do peso das crianças; pesos maiores do que estes são associados ao surgimento de dores nas costas.

Fonte : Journal of Pediatric Orthopedics, March/April 2004; vol 24: pp 211-271

Estudo alega que dores causadas por mochilas raramente são nas costas
CNN

CHICAGO, EUA -- Apesar das crescentes preocupações com lesões nas costas de crianças que carregam mochilas pesadas, pesquisadoras norte-americanos alegaram que essa parte do corpo é o local propenso a lesões entre aquelas que se machucam.

Os pesquisadores analisaram registros de atendimento de emergência de 247 crianças, nos Estados Unidos.

 

Quando as crianças de fato se machucaram, 23 por cento dos ferimentos foram causados por carregar, erguer ou retirar das costas uma mochila, segundo pesquisadores do Cincinnati Children's Hospital.

" Esse resultado mostra que o real uso da mochila não é excepcionalmente perigoso, e que devem ser feitos esforços no sentido de educar as crianças sobre hábitos de segurança adequados para as mochilas, em vez de restringir seu peso ou redesenhar os modelos", concluíram os especialistas, que publicaram suas conclusões na edição de janeiro da revista Pediatrics.

Questão pesada

O quanto as crianças levam para a escola e como levam têm sido objeto de alguma atenção.

No ano passado, o estado da Califórnia aprovou uma lei para padrões sobre o peso máximo de cadernos. Em todo o país - e também no Brasil -, muitas crianças usam mochilas com rodinhas para puxar.

O estudo observou lesões relacionadas a mochilas e que levaram as crianças a procurar atendimento de emergência nos hospitais - os casos estudados foram registrados no U.S. Consumer Product Safety Commission em 1999 e em 2000.
O estudo reconhece uma limitação: ao se concentrar em lesões que levaram as crianças ao hospital, ele deixa de lado os problemas diagnosticados e tratados em consultório médico.

Em 1999 e 2000, dados da comissão projetaram uma estimativa nacional de mais de 12 mil lesões relacionadas a pastas e mochilas escolares, excluindo carregadores de bebês e mochilas de acampamento.

No estudo, pesquisadores se concentraram numa amostragem de 247 crianças com idades entre 6 e 18 anos, e com lesões causadas por mochilas.

19 lesões no ombro foram ligadas a carregar, levantar ou retirar das costas uma mochila.

Eis por que Jerome McAndrews, da American Chiropractic Association ( Associação de Quiropráticos dos Estados Unidos), disse que as crianças ainda precisam ter cuidado com a forma como carregam suas mochilas e com a quantidade de peso que colocam nelas.

4 comentários:

Nair Louzada disse...

Boa a sua idéia Ronco, de colocar em pauta um assunto antigo mas que é atual tembém. Vamos levar a frente essa discussão.
Parabéns!

Zé Paulo disse...

O assunto é oportuno. É grande o número de crianças que precisam ser levadas ao estudo pelos pais de automóvel, devido o peso das mochilas.

rosy disse...

parabens ronco pela materia.esses dias a gente estava comentando sobre o peso das mochilas minha sobrinha tem 7 anos e ñ aguenta carregar a mochila de tanto peço acho q deveria voltar os amarios nas escola onde os alunos guardavam seu proprios materias era bem melhor.

Sergio Ronco disse...

Muitos comentários ainda estão chegando sem que o comentarista tenha se cadastrado no Blog. Essa prática não é mais possível. Caso tenha interesse em participar dos comentários do Blog do Ronco, escreva para:
contato@blogdoronco.com.br
Nele coloque nome e sobrenome e cidade onde mora. Ao receber o seu e-mail, o Blog do Ronco estará enviando no seu endereço(e-mail,) a confirmação do seu cadastro e autorizando a sua participaçãao.
obrigado
Ronco