quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Guarda Mirim qualifica jovens com curso do SENAC


Por: Lucas Castro

A Associação Ribeirão Bonitense de Educação e Assistências, conhecida como Guarda Mirim, deu início na última segunda-feira (8) as aulas do Programa Educação Para o Trabalho - Novas Conexões, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) aos jovens de baixa renda do município.

O programa foca a participação social ativa, a atitude empreendedora e as conexões como possibilidade de inserção na sociedade e no mundo do trabalho. Respeita um planejamento por competências e adota ações participativas e autônomas, a construção do conhecimento e o protagonismo do jovem no seu processo educacional, com foco no “aprender a aprender”, “aprender a ser” e “aprender a conviver”.


“O curso visa contribuir para a inclusão de jovens socialmente desfavorecidos, por meio do desenvolvimento de competências que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, geração de renda e participação na sociedade”, revela Agda Benedita de Castro Marcato, presidente da Guarda Mirim. Segundo ela a iniciativa visa atender a uma nova sociedade, a do conhecimento, e uma das suas premissas básicas é a tecnologia como possibilidade de inserção profissional e social, capaz de provocar mudanças, pensar globalmente e agir localmente.

Neste sentido, a participação social torna-se uma condição de desenvolvimento de uma pessoa política e democrática, com uma visão do todo e um modo de pensar sistemático passa a ter significado na medida em que suas atitudes empreendedoras venham impactar positivamente em suas relações e em suas vidas.

Para participar o jovem tem que ter de 14 a 21 anos, cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental (antiga 6ª série), matriculados ou egressos em instituições públicas de ensino e/ou de programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com renda familiar de até dois salários mínimos e interesse por questões relacionadas ao trabalho.

Ao jovem que concluir satisfatoriamente o Programa, será conferido o certificado de conclusão de curso: Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões.

As aulas serão ministradas na Escola Municipal “Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato”, A Escola do Comércio, que foi gentilmente cedida pela Prefeitura de Ribeirão Bonito por intermédio da Diretora de Educação Regiane Serra.

Sobre a Guarda Mirim

É uma associação sem fins lucrativos que atende jovens entre 14 a 17 anos, os quais depois de um estágio se forem aprovados são inseridos no mercado de trabalho.

7 comentários:

Emilio Minutti disse...

Parabéns pela iniciativa, conheço muitas histórias de sucesso de meninos e meninas que passaram por esse tipo de aprendizado.

Anônimo disse...

Aí Dourado, está uma coisa boa para ser feita. Prefeito, vereadores não fiquem só dando desculpas, procurem fazer algua coisa de útil e com resultados muito bons para os jovens.
Porque não copiar bons exemplos. É hora de aprender.
Zé da Terra

Lucas Castro disse...

Vale ressaltar que esta iniciativa é da direção da Guarda Mirim.

CARLOS A MASCARO disse...

Sergio,

gostaria de salientar que parte dos recursos para tal ação vem do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, aquele fundo que seu blog ajuda na divulgação do pedido de doações todo ano.
Assim e mais um motivo para agradecer as pessoas que contribuem com o Fundo e reforçar o pedido para continuarem e ate aumentarem as doações.
Esse dinheiro e abatido com IR da Pessoa Fisica ou Juridica e fica direto no municipio para ações voltadas as crianças e adolescentes.

Maria Izabel Castro da Silva disse...

Estes recursos estão sendo muito bem administrados pela atual Diretoria e principalmente pela presidente da Guarda Mirim Sra. Agda B. Castro Marcato, que não mediu esforços para conseguir este curso.
Parabéns para todos os integrantes da Diretoria.
Abraços!

Maria Izabel Castro da Silva

Marcelobr13 disse...

queria dar os parabens a todos os envolvidos no projeto , posso estar enganado(mas não por muito), a guarda mirim já esta ativa a quase 20 anos , eu fui da primeira turma e tenho muito orgulho de ter feito parte desse grupo, continuem a ajudar esses jovens vcs estão de parabens , abraços ...

Agda B C Marcato disse...

Gostaria de agradecer as manifestações de apoio que tenho recebido tanto pelo Blog e diretamente. Quero esclarecer que os recursos para realização do curso são oriundos de parte da subvenção que recebemos da Prefeitura Municipal e parte de aluguel do salão da guarda. Quero agradecer também aqueles que colaboram através da doação do Imposto de Renda, mas o valor repassado pelo CMDCA foi para outro projeto.