quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dourado sediará Simpósio Médico Internacional

O I Simpósio Brasileiro Internacional sobre Neuroendocrinologia Integrativa acontecerá entre 20 e 23 de agosto no Santa Clara Eco Resort.

Dourado será palco, este mês, de um evento científico intenacional, que trará médicos e pesquisadores de diversos países para o município. O I Simpósio Brasileiro Internacional sobre Neuroendocrinologia Integrativa acontecerá no Santa Clara Eco Resort entre 20 e 23 de agosto.

O evento, organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, campus Ribeirão Preto, em conjunto com a Federação Internacional de Endocrinologia, terá como foco obesidade, estresse, reprodução, balanço hidro-salino e controle hormonal da pressão arterial. Foram convidados palestrantes de destaque em todo o mundo que falarão sobre os cinco grandes temas acima. Além disso, haverá uma conferência sobre Neuroendocrinologia desenvolvida no Brasil, bem como atividades culturais.

A neuroendocrinologia é a ciência que trata dos problemas endócrinos causados por problemas neurológicos como as doenças relacionadas com a com a hipófise e o hipotálamo. A hipófise produz e secreta alguns hormônios controladores do bom funcionamento da tireóide, dos ovários, testículos, glândulas supra-renais e hormônios de crescimento. O hipotálamo é parte do cérebro que controla a hipófise.

Além das práticas clínicas, grande parte dos neuroendocrinologistas realiza pesquisas buscando um maior conhecimento sobre as reações destas glândulas e melhores formas de tratamento das disfunções associadas. A cada dois anos, os especialistas se reúnem em um Simpósio Internacional especialmente sobre esta área, de forma que se mantenham atualizados. Os primeiros aconteceram na França e no Japão respectivamente em 2007 e 2009.

Na primeira edição realizada no Brasil, a cidade de Dourado foi escolhida para sediar o evento, por estar situada na região central do Estado, sendo de fácil acesso a partir de São Paulo, Campinas, Bauru, São Carlos e Araraquara, como referenciais rodoviários e aeroviários. E o Santa Clara Eco Resort pela boa estrutura para hospedagem, alimentação e realização de atividades de convenção, proporcionando contato mais estreito entre os participantes, já que o hotel estará fechado exclusivamente para o simpósio.
Ana Catarina Foschini Lima

Um comentário:

Sonia Borges disse...

parece piada, devido a falta de médicos que estamos enfrentando no município....