quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CONSEG e AMBI discutem segurança no município

O CONSEG se reuniu ontem terça(15), no salão paroquial da Igreja São José em Ribeirão Bonito, com o apoio da AMBI - Associação dos Moradores de Bairros Integrados, onde o tema discutido foi a segurança em Ribeirão Bonito. Para abordar o tema, foi convidado o Coronel Jackson Justus, e  teve a presença do Capitão Luiz Alberto Andrade de Almeida e o Delegado Marco Aurélio Gonçalves Costa.

Na abertura dos trabalhos, as presidentes do CONSEG e da AMBI, Maria José dos Santos Prior e Leonor Brozzi  agradeceram a presença de  todos, passando a palavra ao Coronel Justus.

Mais uma vez Jackson Justus, disse que a PM sob o seu comando tem priorizado a prevenção de todo e qualquer tipo de crime, principalmente o roubo e o homicídio. Disse também que a PM está investindo no policial com treinamentos e cursos que possam prepará-los para os desafios do dia-a-dia.

Coronel Justus fez questão de salientar que os policiais já estão recebendo novos equipamentos e entre eles a troca dos antigos revolveres por pistola ponto 40. Quanto às viaturas policiais, as velhas darão lugar às novas que estão sendo requisitadas. O video monitoramento em pontos estratégicos é mais uma arma importante na prevenção do crime. Para tanto há estudos da implantação desse sistema em Ribeirão Bonito. "Quero mostrar aos  marginais que eles não têm mais espaço em Ribeirão Bonito", disse Justus.

A importância do disque denúncia através do 190 foi exaltado pelo Coronel da PM, como a grande arma na ajuda ao trabalho dos policiais.

Quanto às reclamações sobre policiais, Justus disse que estando no comando, procura sempre a purificação interna, punindo sempre àqueles que não agem com correção. A Atividade Delegada foi um tema onde Justus pode explanar os benefícios que a sociedade terá caso haja um convênio com a prefeitura de Ribeirão Bonito.

 
Capitão Andrade responde às perguntas dos presentes

O Capitão da PM Luiz Alberto Andrade de Almeida respondeu a várias perguntas formuladas pelos presentes. Uma delas veio do presidente da OAB, José Afonso Celestino que questionou se na PM havia um serviço de inteligência, pois na área rural, segundo Celestino, tem havido muitos furtos de transformadores. Para o Capitão da PM, a área rural necessitaria de maior assistência, reconhecendo que nesse setor há falhas. Prometeu atacar os receptadores coibindo dessa forma a ação dos bandidos.

A perturbação do sossêgo também foi abordado pelo Capitão Andrade. Quanto aos veículos que transitam com o volume de rádios e CDs fora da normalidade, disse que a PM está sendo rígida, multando os condutores, quando comprovado através do aparelho decibelímetro doado pela prefeitura.

A falta de educação foi citada pelo Capitão Andrade como o fator de muitas infrações cometidas no município. "Sejam firmes com seus filhos", disse Andrade aos pais presentes.

O Delegado Marco Aurélio pode explicar aos presentes como é o funcionamento da Polícia Civil. Disse também, que uma vez ao mês, faz a operação de busca e apreensão com resultados positivos no município. Como no caso da PC, que age  somente após o crime ter acontecido, Marco Aurélio disse que o ideal é combatê-lo antes que aconteça. Reafirmou a importância do 190 que sabidamente tem colaborado para o bom trabalho das polícias.

3 comentários:

Ines Camilo disse...

Foi muito boa e proveitosa a reunião,contamos com presenças muito importantes incluindo diretores de Escolas
parabéns pra vc que soube aproveitar
ines

Jack Palance disse...

Não estive na reunião mas, pela leitura, entendí que foi proveitosa. Apenas uma dúvida: A PM pede que se use o disque denúncia através do 190. Tudo bem, mas há necessidade do B.O. como já afirmou a Dra. Maria José Prior? Não pode ser denúncia anônima? Não é todo mundo que quer ser identificado por uma denúncia.Além do B.O. o denunciante vai ter que seguir no processo prestando declarações, entre outras...

Maria José Prior disse...

Jack,
para coibir o abuso do som é necessário o BO, porque tem que haver o ofendido. No caso de outras denuncias é logico que basta a denuncia. Também no caso de roubo, furto etc também é necessário o BO.
Espero ter esclarecido sua duvida.

Maria José Prior