Josmar Verillo - Presidente da AMARRIBO iniciou o ato público
Deputado Newton Lima esteve presente ao evento
Henrique Ziller do IFC
Auditório onde foi redigida Carta de Analândia
Adolescentes presentes ao evento
Ongs de diversas regiões do país, incluindo Teresina no Piauí e Antonina no Ceará, estivem presentes ao evento “Vamos à Analândia”, promovido pela AMARRIBO – Amigos Associados de Ribeirão Bonito e organizado pela AMASA – Amigos Associados de Analândia. O objetivo da mobilização das Ongs que integram a Rede Amarribo, foi levar o apoio à AMASA e à população de Analândia que vem sofrendo com os desmandos políticos que ocorreram nos últimos anos, culminando com o brutal assassinato do vereador José Nalin, que descansava no sofá de sua residência quando foi morto a tiros por um indivíduo que invadiu a sala de sua casa. A programação teve início às 11h00, com carreata e buzinaço pelas ruas da pequena Analândia, com a participação de mais de cem automóveis.
Faixas e cartazes empunhados por manifestantes
Um ato público foi realizado no centro da cidade, com a participação do futuro Deputado Federal Newton Lima(PT), Josmar Verillo, Presidente da AMARRIBO, membros das ONGs presentes, Henrique Ziller do Instituto de Fiscalização e Controle – IFC, de Fábio Oliva, jornalista investigativo e ex-presidente da Ong da Januária-MG e outras autoridades.
Newton Lima em posse de megafone parabenizou a AMARRIBO pelo trabalho que desenvolve no combate à Corrupção e da defesa da probidade na administração pública. Para Lima, está na hora de dar um basta no que vem ocorrendo em Analândia de forma sistemática. “Esse coronelismo não pode imperar na bela Analândia”, disse Newton Lima. Suas palavras foram encorajadoras ao povo da cidade, se colocando à disposição em Brasília a partir no ano que vem quando inicia seu mandato de Deputado Federal.
Josmar Verillo disse que a AMARRIBO sempre apoiará a AMASA em suas investidas contra os corruptos e maus administradores da cidade. Disse também, que a entidade enviou ofício ao Procurador Geral do Estado, solicitando a atenção daquele órgão. Como resposta, disse Verillo, o Ministério Público enviará promotores do GAECO à Analândia.
O GAECO é um grupo de atuação especial criado pela Procuradoria Geral de Justiça em 1995, que tem como função básica o combate a organizações criminosas e se caracteriza pela atuação direta dos Promotores na prática de atos de investigação, diretamente ou em conjunto com organismos policiais e outros organismos.
Henrique Ziller, do IFC, fez questão de estar presente levando o apoio à AMASA se colocando á disposição em Brasília. Para Ziller, o combate à corrupção não pode parar. "A população tem que ficar vigilante com o dinheiro público e saber onde está sendo utilizado os recursos ", disse Ziller
Ao final do encontro, foi redigida a “Carta de Analândia”, que será entregue às autoridades competentes exigindo que políticos malfeitores sejam punidos.
Mais informações com a Jornalista Lirian Pádua em próxima postagem
CLIQUEM NAS FOTOS
CLIQUEM NAS FOTOS
3 comentários:
Parabéns a todos os envolvidos! Muito lindo de se ver! Estou montando uma ONG de fiscalização do patrimônio em minha cidade primaz das gerais (já fizemos 2 denúncias) e espero um dia poder fazer uma mobilização igual a esta! Viva o poder do cidadão!
Fiquei muito triste por não ter
podido participar dessa vez.
Mas pelo que vi, foi um sucesso a manifestação. Estão todos de parabéns.
O evento "Vamos a Analândia" foi um sucesso! Os combatentes da corrupção vieram de vários Estados brasileiros, foi um exemplo de patriotismo. Agradeço a cada companheiro que se deslocou de seu município e somou conosco em Analândia! Posso estar sendo injusta, mas destaco a presença do Francisco da ong Alerta Antonina do Norte/Ceará, que viajou de ônibus por 4 dias (8 dias no total) e contribuiu imensamente com sua experiência; o Arimatéia Dantas, ong Força Tarefa Popular/Piauí, que me fez chorar com suas reflexões; um montão de mineiros, de várias ongs e de várias cidades... Se pudesse, escreveria sobre todos com quem falei! Perdi a oportunidade de ouvir a maioria e de aprender com suas experiências, mas tenho a esperança de que estaremos juntos em outras ocasiões, pois estamos unidos e somos irmãos no mesmo ideal a favor da dignidade humana e contra a corrupção na administração pública! A Amarribo, a Amarribo Jr e o IFC foram o combustível do evento. O Newton Lima foi presença desejada e marcante. A população de Analândia ainda se mostrou amedrontada, mas se fez presente. A Amasa, anfitriã, se desdobrou e ofereceu seu melhor. A imprensa trabalhou incansável e deu visibilidade ao assunto em questão no país, no dia em que Analândia foi a Capital contra a Corrupção!
Postar um comentário