Agressões contra estudantes obesas ocorreram durante jogos universitários no início do mês
ARARAQUARA
Cinquenta estudantes que participaram do chamado ‘rodeio da gorda’ no Interunesp, em Araraquara, poderão responder por dois crimes e outras três infrações. Nesta quinta-feira (28), a promotora de Direitos Humanos do município, Noeme Correa, abriu um inquérito para investigar o caso, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de outubro, durante os jogos universitários.
De acordo com a promotora, os responsáveis podem ser penalizados por ato de violência física e psicológica, assédio moral e crimes de discriminação e preconceito. A identidade deles não foi divulgada.
A denúncia foi feita por universitários do campus da Unesp em Assis e a violência foi combinada dias antes pela internet. Algumas fotos foram publicadas em uma comunidade de um site de relacionamentos. Outra chamada ‘Rodeio da Gorda’ (reprodução acima), que existia desde 2006, explicava como funcionava a brincadeira. A proposta é agarrar a menina por trás e segurá-la. Ambas as páginas já foram retiradas do ar.
A estudante de Letras Sabrina Fernandes estava em uma das festas onde ocorreram os casos de humilhação. Ela diz que os alvos eram meninas acima do peso. “Fingiam que estavam montando na menina e ficavam cantando, simulando um tipo de rodeio”.
“Quem conseguisse se segurar por mais tempo seria considerado o campeão do ‘rodeio da gorda’”, disse outra estudante que preferiu não se identificar.
Várias estudantes ficaram traumatizadas e ainda não retornaram às aulas. A diretoria da Unesp abrir um processo disciplinar para identificar os agressores e só vai divulgar a punição depois que concluir as investigações.
A advogada de diretos humanos Fernanda Nigro está dando apoio jurídico para as vítimas. Os organizadores do Interunesp informaram que não tiveram conhecimento das agressões, mas que repudiam atos como esses. Disseram ainda que vão ajudar nas investigações.
Fonte: EPTV
4 comentários:
E os pais orgulhosos dos filhos estarem cursando uma Faculdade !
Infelizmente esse tipo de brincadeira por parte um número pequeno de universitários, faz com que o Interunesp (um dos maiores jogos universitários do Brasil, que reúne anualmente cerca 12 mil estudantes)seja visto de forma negativa pela população.
Creio, como unespiana, que deve-se investigar e punir os responsáveis por essa brincadeira humilhante e de mal gosto, para que sirva de exemplo àqueles que queiram estragar uma festa tão legal e interessante como essa. Devemos lutar para a manutenção da imagem pacífica, sempre tão elogiada pelos organizadores do evento e por quem participa da festa.
Um bando de playboyzinhos mimados!!
Concordo com a Gabi! O interunesp foi ótiiiimoo!
Só quem curtiu e aproveitou que pode responder! Perfeito!!!
Postar um comentário