sábado, 11 de setembro de 2010

Cientistas aproveitam cavalgada para estudar manga-larga

Dourado
Uma cavalgada de longa distância vai ser aproveitada por cientistas da Unesp de Jaboticabal para um estudo inédito da raça manga-larga.

A tropa que vai sair de São Paulo, rumo a Brasília vai durar cerca de 50 dias e deve começar em outubro. "A maior dificuldade seria a estrada de asfalto que a gente tem que pegar, principalmente na saída de São Paulo, mas estamos treinando, tem alternativa de sair de madrugada", diz o empresário Sebastião Malheiro Neto.

Para dar conta dos 1400 km, os animais começaram a ser preparados há três meses em trilhas diárias por terra e por água.

Pesquisadores da Unesp de Jaboticabal vão supervisionar os animais, depois do percurso serão verificados os batimentos cardíacos e feita uma análise do sangue.

Os resultados são pré eliminares mas mostram que a resposta é positiva. "Esses dados vão ser muito úteis pois não existe nenhum trabalho científico sobre treinamento de cavalos para cavalgada, especialmente uma cavalgada de longa distância como essa, de 1400km", explica o pesquisador José Correa Neto.

A EPTV já acompanhou uma vez o trajeto dessa comitiva e as reportagens deram origem ao especial "Caminho do ouro". (EPTV)

Nota do Blog: A cavalgada terá uma amazonas, trata-se de Telma Somenzari Malheiro(foto), esposa de Sebastião Malheiro Neto

Nenhum comentário: