domingo, 20 de novembro de 2011

Dourado, onde está e para onde quer ir...

Opinião
Com muita competência, o blogueiro Luiz Fernando Varella do Blog Dourado Cidade On Line, através do seu espaço na internet, procura manter viva a memória da cidade de Dourado. Não é fácil um trabalho do tipo, pois exige conhecimento da história e pesquisa constante. É sempre muito bom acompanhar a história da cidade através de seu blog(http://www.douradocidadeonline.blogspot.com/).

Dourado tinha todos os ingredientes necessários para decolar no plano do desenvolvimento. Vejamos, uma cidade fincada no centro do Estado de São Paulo, cercada por boas estradas e por cidades de grande porte de referência nacional. Boa altitude, terras de primeira qualidade, topografia regular, clima excelente, próxima de importantes rios, região onde ainda possui um dos cinturões verdes mais extensos do Estado e com população hospitaleira e trabalhadora.
Bem estamos falando de uma cidade que aproveitou todos os quesitos acima e que cresceu e se desenvolveu, certo? Errado!

A começar pela população que diminuiu, hoje contamos com pouco mais de 8 mil habitantes. Se a desculpa é que exatamente pelo motivo de estar perto de grandes centros, Dourado não cresceu e não prosperou, não é verdade.

Por que as cidades vizinhas cresceram? Ribeirão Bonito, Bocaina, Boa Esperança do Sul e até mesmo Trabijú? Esta última está oferecendo toda infra-estrutura e incentivos fiscais para uma empresa de Dourado do ramo madeireiro que está prestes a se mudar. Mais uma empresa que deixará a cidade em breve.

Não vivemos mais a época áurea da diversificação nas propriedades rurais, com as colônias cheias de trabalhadores. Algodão, milho, arroz e outras culturas deram espaço a monocultura da Cana de Açucar. Quem está ganhando com isso? Hoje até podemos dizer que os agricultores estão recuperando os prejuízos de vários anos com essa cultura. Mas e daí? Vamos comer bagaço de cana? E as cidades se beneficiam de que, com essa cultura?
Quais as opções para os jovens da cidade? Qual a expectativa do comércio local? Não é segredo para ninguém que o comércio vem sofrendo e contabilizando perdas em movimento.

AH, a indústria moveleira está em plena atividade na cidade, está a todo vapor. Ótimo que esteja dessa forma! Mais emprego, mais dinheiro circulando na cidade etc...etc...Por que não se faz uma propaganda institucional das nossas fábricas de movéis? E dos hotéis Fazendas? Afinal o turismo traz divisas.

Não podemos nos esquecer que Dourado tem o laticínio de queijo de búfalas mais importante do país, o "Búfalo Dourado". E o que dizer das duas marcas de café produzidos na cidade: "Café Helena" e " Café Santana"? Falta propaganda institucional! Essa propaganda tem que ser iniciativa da administração pública, projetando a cidade aos 4 cantos do país, em Dourado, além na beleza natural,  temos isso + isso e aquilo, conheça Dourado....

Por que não transformamos Dourado em Capital dos Móveis, ou do Turismo?  A propagandda deverá chamar a presença de  visitantes, é assim que funciona.Vejam, Ibitinga com o bordado, Pedreira com porcelanas, Holambra com flores, Franca com os calçados e outras. Por que então Dourado não pode ter a referência dos móveis, do turismo? Apenas uma idéia.

Ribeirão Bonito está prestes a ganhar o título de Capital da Cidadania. Dois grandes eventos foram realizados na cida por conta disso: I e II Encontr de Cidadania, o III está a caminho, Isso traz recursos para a cidade.  Esse é um dos grandes desafios dos próximos administradores. Não podemos e não devemos assistir a bela Dourado ficar na “lanterna” dos municípios da região. Quem sabe algum candidato a candidato possa ter alguma brilhante idéia e colocá-la em prática se chegar lá.

Será que queremos para Dourado o título de bela cidade para os aposentados? Não está na hora de aproveitarmos tudo o que a cidade tem de bom e de bonito, para capitalizarmos a favor da própria população. Não tenho receio de ser contrariado no que vou dizer: Dourado é uma das mais belas da região.

Algo tem que ser feito nesse sentido, caso contrário teremos que admitir a veracidade daquele famoso adesivo dos anos de chumbo “O último que sair apague a Luz”

22 comentários:

arnaldo davoglio disse...

Uma caneta na mão de político desonesto é mais perigosa que uma arma de fogo na mão do bandido ?

arnaldo davoglio disse...

Caso seja eleito um parente desonesto,a nossa geração não lamentará tanto os crimes dos perversos quanto o estarrecedor silêncio dos bondosos.

Heloisa Marin disse...

Ou melhor: "O último que sair feche a porteira!"

arnaldo davoglio disse...

Ingênua é a pessoa pura, simples, sem malícia. Regra geral, seres humanos bons, que evitam falar de coisas desagradáveis, vêem em todos pessoas maravilhosas e seguem crendo piamente no ser humano.

Por vezes, pessoa com este tipo de perfil psicológico torna-se candidato a vereador, doravante, através de engodos praticados por quadrilheiros inescrupulosos, ou seja, "políticos hábeis", com falsas promessas(cargos, empregos sem concursos para parentes necessitados) conseguem os almejados interesses espúrios.
A ingenuidade costuma ser mais forte entre os jovens. Mas como a ingenuidade poderá influenciar na função? A resposta é múltipla. De variadas formas. Vejamos exemplos, sempre baseados em casos reais.

Assumindo a vereança no interior, será o jovem edil procurado por pessoas simpaticíssimas, que se disporão a resolver todos os seus problemas, até buscar em sua cidade natal, distante 600 km, "o piano de cauda que pertencia à sua mãe". E assim, gentileza aqui, afago ali, ficará o representante do legislativo envolvido com alguém que tirará bom proveito de sua amizade.

arnaldo davoglio disse...

“um adversário do otimismo metafísico que propugnava a idéia de que o homem vive no melhor dos mundos possíveis e do qual está excluída a existência do mal” . No entanto, o mal poderia ser superado pelo trabalho e pelas luzes da razão.

arnaldo davoglio disse...

Hoje,seria mais difícil esconder a verdade?

Um incêndio atingiu a Prefeitura , e destruiu arquivos e documentos guardados no departamento de contabilidade. A sala onde funcionava o departamento foi a mais afetada pelo fogo, que começou no fim da tarde . A sala estava fechada e não houve vítimas. Um curto-circuito na fiação foi a causa mais provável do incêndio. O acesso ao prédio não foi prejudicado porque a sala fica nos fundos da prefeitura.

arnaldo davoglio disse...

" De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra; de tanto ver crescer a injustiça; de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus; o homem chega a desanimar-se da virtude; a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto " Rui Barbosa.

Será que chegaremos a "esse ponto", apesar de nunca abrimos mão da virtude, da honra e da honestidade?.

Voce, com certeza, através de ações dignas, faz e fará a diferença...

arnaldo davoglio disse...

Martin Luther King

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”

Infelizmente é uma grande realidade eu tenho vivido isso no meu dia a dia, vendo pessoas indo na contramão do bom senso, outros assistindo e mesmo não concordando não se manifestam, e eu acabo sendo muitas vezes como uma voz perdida no deserto, mas não abro mão dos meus pricípios pois não pactuo com injustiças e acredito que o bem tem que prevalecer.

arnaldo davoglio disse...

A monocultura é o plantio extensivo de um único vegetal. Ela traz desvantagens
ambientais porque exaure o solo com o tempo e reduz a biodiversidade. As desvantagens sociais ocorrem porque reduz o uso da mão-de-obra no campo e afugenta as populações rurais.
A monocultura agrícola está associada a sistemas pré capitalistas de produção,
com grande exploração da mão de obra e vinculação com o latifúndio e o poder
patrimonialista de base fundiária. No Brasil, está ligada inicialmente à produção de cana
de açúcar escravista no período colonial.
Na modernidade, a monocultura está aliada ao processo de modernização e
industrialização da agricultura e serve para a implementação de princípios Tayloristas e
Fordistas na produção agrícola. As principais vantagens da produção especializada de
um só produto são os ganhos de escala e a uniformização da produção que permite a
mecanização e a vinculação com mercados internacionais ditos de concorrência perfeita

arnaldo davoglio disse...

Uma saída para a crise iminente, decorrente da irreversível e necessária mecanização da lavoura da cana de açucar?

Dourado é uma cidade com grande potencial turístico. Sua vocação para o turismo rural vem se evidenciando a cada dia, e seus moradores e governantes estão empenhados em desenvolver este potencial de maneira planejada e sustentada. Sua riqueza natural é muito vasta, propiciando descanso e tranqüilidade aos hóspedes das diversas Acomodações rurais existentes no município.

Emilio Minutti disse...

Cada caminha começa com o primeiro passo, mas como se da o primeiro passo se não se sabe a direção que quer seguir.Espero em breve ver movimentações sociais na cidade discutindo esse assunto, o que queremos para Dourado, hoje, amanhã e no futuro próximo, um crescimento crescimento pequeno e desodernado, ou um crescimento discutivel e com direção planejado e de forma que ninguém venha a ser prejudicado, afinal Dourado, é nossa cidade não o quintal de minha casa, como muitos pensam.

Fernando disse...

Bom dia Sérgio.

Obrigado por me ajudar a divulgar a história da cidade de Dourado em seu Blog.
Tem me ajudado também, a divulgar o meu trabalho dentro do Acessa SP na Rede de Projetos: "Blog conta a História de Dourado" no Link (http://rede.acessasp.sp.gov.br/node/2814)

Através deste Projeto as pessoas vem ao Posto do Acessa SP em Dourado para além de utilizar gratuitamente a Internet também aprenderem a usar os computadores
e conhecerem um pouco sobre a história da cidade onde moram.

Sem dúvida a minha intenção é despertar ao cidadão a sua identidade cultural e em pesquisando no blog ter uma opinião, uma referência e ter consciência da importância da Cultura e Educação na sociedade.

Aliás, entre todas as necessidades básicas que o ser humano possui, ele precisa, na minha opinião, em primeiro lugar ter acesso à informação que hoje a Inclusão Digital é a porta de entrada para as demais necessidades.

Sem os conhecimentos básicos de Informática o cidadão não tem meios para
acessar uma página de internet e nem mesmo fazer um trabalho de escola. E acredite em mim são muitos que encontro que possuem essa necessidade.

Por isso acredito neste trabalho que realizo aqui no posto e também com o Blog em divulgar a história da minha cidade.

Com a Rede de Projetos tenho contato com mais de 600 postos esplanados pelo Estado de São Paulo, onde são divulgadas essas publicações do Blog.

Agradeço a você por mais essa oportunidade de divulgação.

Um abraço.

Fernando.
lfvarella7@yahoo.com.br

Lu Mascaro disse...

Parabéns ao Fernando pelo trabaho de educação patrimonial! Se a gente não conhece e não entende, não sabe valorizar.

Anônimo disse...

Não entendi nada.
Propaganda de empresas privadas com verba pública?
Será feita uma concorrência pública para definir os beneficiados?
Isso é ilegal meus amigos.
Décio

Sonia Borges disse...

"Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada..."

Maiakovski
Poeta russo "suicidado" após a revolução de Lenin… escreveu, ainda no início do século XX :

Sonia Borges disse...

Depois de Maiakovski…

"Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo..."

Bertold Brecht (1898-1956)

Sonia Borges disse...

"Primeiro eles roubaram nos sinais, mas não fui eu a vítima,
Depois incendiaram os ônibus, mas eu não estava neles;
Depois fecharam ruas, onde não moro;
Fecharam então o portão da favela, que não habito;
Em seguida arrastaram até a morte uma criança, que não era meu filho... "

Cláudio Humberto, em 09 FEV 2007

Sonia Borges disse...

O que os outros disseram, foi depois de ler Maiakovski.
Incrível é que, após mais de cem anos, ainda nos encontremos tão desamparados, inertes, e submetidos aos caprichos da ruína moral dos poderes governantes, que vampirizam o erário, aniquilam as instituições, e deixam aos cidadãos os ossos roídos e o direito ao silêncio : porque a palavra, há muito se tornou inútil…

até quando?... com lágrimas li seu texto e os demais comentários, porque depois de muito tempo encontrei um lugar que pudesse chamar de "lar", que é Dourado! E posso ser a última, MAS NUNCA APAGAREI A LUZ, PORQUE AINDA ACREDITO QUE HÁ NESTA CIDADE PESSOAS IMPORTANTES E QUE SE IMPORTAM COM A "CIDADE CORAÇÃO"!

arnaldo davoglio disse...

Gostaria que os chefes dos executivos, principalmente os douradenses(atual e futuros), pensassem que:

Os governos existem para proteger os legítimos direitos à vida, à liberdade e à propriedade. Dizer ao munícipe o que ele precisa saber e não o que ele gostaria de ouvir.habitua-lo, pouco a pouco, a dele não precisar, que as leis abundam em Estados corruptos, não se deve confundir Estado forte com Estado grande.Quando os cidadãos temem o governo, temos uma ditadura; quando o governo teme os cidadãos, temos liberdade.Se pudermos evitar que o governo desperdice o trabalho das pessoas sob a pretensão de ajudá-las, o povo será feliz.Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem imprensa ou imprensa sem governo, não vacilaria um instante em preferir o último.Mesmo o melhor dos governos não é mais que um mal necessário. Não há nada mais inútil do que fazer eficientemente aquilo que não se deveria fazer.O governo é um mau gerente. O menos ruim dos governos é aquele que se mostra menos, que se sente menos e a quem se paga menos caro.Que o dinheiro público é como água benta: todos querem colocar a mão. A inflação é um imposto que se aplica sem que tenha sido legislado. Um governo é bom ou mau não só pelo que faz ou deixa de fazer, mas pelo que permite ou impede que se faça.Se os homens fossem anjos, nenhum governo seria necessário. Pouco mais é necessário para elevar um Estado do mais baixo nível de barbarismo ao mais elevado grau de opulência do que paz, impostos leves e uma razoável administração da justiça.
Todo Poder corrompe, o Poder absoluto corrompe absolutamente.Quanto mais proibições impuserem, menos virtuosas serão as pessoas.
É estúpido deixar as decisões sobre economia àqueles que não pagarão preço algum por equivocar-se.
O mercado não é uma invenção do capitalismo... É uma invenção da civilização. Todo governo que ousa fazer tudo, acaba fazendo nada.

O vício inerente ao capitalismo é a divisão desigual das riquezas. A virtude inerente ao socialismo é a repartição igualitária da miséria.
A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto aquele decide pensando nas próximas gerações. Não onere os negócios com custo alto ou com muitas regulamentações. O resultado será o desemprego.O governo não pode dar nada ao povo que primeiro dele não tenha tirado.As leis inúteis debilitam as necessárias.O governo não pode fazer os homens ricos, mas pode empobrecê-los. A lei não é o refúgio do oprimido, mas a arma do opressor. O governo e os negócios devem manter-se independentes e separados.Onde há muitas leis específicas é sinal de que o Estado está mal governado. A diferença entre um Estado benfeitor e um Estado totalitário é questão de tempo. O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis.

Emerson Fernandes disse...

Sou da cidade de Jaú e visito Dourado semanalmente, acho a cidade de Dourado linda hormoniosa e hospitaleira, mas falta um pouco mais de vontade da administração para fazer essa linda cidade se desenvolver e ter grandes conquistas, trazer boas indústrias e fazer com que essa linda cidade se torne tão importante e destacada como as demais de nosso estado e país...

Sergio Ronco disse...

Não! De forma alguma propaganda desta ou daquela fábrica de móveis, muito menos niminá-las atodas com dinheiro público, não é essa a idéia. Quando falo institucional falo em termos genéricos. Exemplo: Venha conhecer Dourado, cidade turistica com bons hotéis fazenda, com rios, muito verde etc...etc...Dourado é conhecida como a Capital dos Móveis, pois nela existem 30 fábricas especializadas etc...etc...O comércio é atuante etc...etc...
É nesse sentido. Tenho a impressão que dessa forma não há proibição.
Ronco

Carlos Alb. Sardella disse...

DOURADO , tenho saudade do tempo em que morei nesta cidade linda , por motivo de estudos e trabalho tive que ir para SÃO PAULO , pois acho que a maioria dos jovens terão que optar um dia a essa situação e tenho a certeza que o coração ficará mais triste. DOURADO em breve estarei ai para rever os amigos e a bela DOURADO . ( quem sabe comprar uma casa para preparar a volta definitiva )