sábado, 19 de novembro de 2011

CONSOCIAL em Ribeirão Bonito encerra com 20 propostas da sociedade civil para o controle social

Grupo presente à CONSOCIAL em Ribeirão Bonito(Clique na Imagem)

José Carlos dos Santos(foto), Presidente da CONSOCIAL de Ribeirão Bonito declarou  encerrada, neste sábado às 17h10, a  1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social no município. Santos agradeceu a presença de todos, cumprimentando principalmente, aos que ajudaram na coordenação e organização do evento

Paulo Veiga, Prefeito de Ribeirão Bonito, abriu os trabalhos na noite de ontem, sexta(18), que contou com a brilhante palestra do Professor Marcelo Arno Nerling, doutor da USP do curso de Gestão de Políticas Públicas, - Mestre em Instituições Jurídico Políticas e Doutor em Direito do Estado.

A ausência de 7 dos 9 vereadores foi notada e comentada. Apenas os vereadores Benedita Dejanira(PRB), e Sebastião Baldan(PMDB), estiveram presentes durante todo o evento, sendo aplaudidos pelos participantes.

Nerling, passou às 50 pessoas presentes na Câmara Municipal, local da conferência, a importância do Controle Social e a prática da transparência na Administração Pública.

Marcelo Arno Nerling

Para Nerling, não é somente o Poder Executivo que deve ter o controle social, mas o Legislativo e o Judiciário. Os longos anos de ditadura no país, segundo doutor Nerling, deixaram sequelas e feridas que ainda não foram totalmente cicatrizadas, motivo pelo qual ainda se tem medo de combater sistematicamente a corrupção por parte da sociedade civil.

A palestra se estendeu até às 23h00, com total interesse dos participantes, os quais formularam diversas perguntas ao palestrante.

Na manhã deste sábado(19), foi a vez do professor Victor Toyoji de Nozaki - Economista e Mestre em Economia aplicada pela FEARP proferir sua palestra.

Para Nozaki(foto), não adianta ser transparente sem um mínimo de conhecimento sobre finanças públicas e de como funciona o Executivo. O cidadão pode ser "engolido" com informações difíceis de serem digeridas. De acordo com Nozaki, o cidadão tem que procurar um mínimo de entendimento sobre o assunto.

Matheus Bernardo Delbon(foto), professor e coordenador de pós graduação do curso "Gerente de Cidade" da FAAP - Faculdade Armando Alvares Penteado, tirou várias dúvidas dos presentes, pois está  desenvolvendo um projeto de Reforma Administrativa para Ribeirão Bonito.

Os jovens da Amarribo Júnior estiveram presentes ao evento.
Os 3 delegados escolhidos na CONSOCIAL e que representarão Ribeirão Bonito são:  Wilson Forte(Nenê), Laurília Veiga e Waldete Ferreira.

À tarde, o trabalho foi o de identificar as 20 propostas que serão encaminhadas para a CONSOCIAL Estadual e a eleição dos Delegados que represaentarão Ribeirão Bonito no Estado.
 

A advogada Laurília Veiga foi quem apresentou o evento e contabilizou os votos dos delegados que representarão a cidade.


 Waldete Ferreira que sempre se mostrou ferrenha combatente contra a corrupção e a moralidade nos poderes públicos, participou ativamente dos trabalhos da CONSOCIAL.

Todos os delegados eleitos, titulares e suplentes:
Antonio Carlos Pasquale, Débora Kimie Waki, Sandra Maria Braga Pessa e Wilson Forte Júnior; Conselhos: Valdir Donizete Alves e Waldete Ferreira Alves; Poder Público: Antonio Augusto Lazaro, José Carlos dos Santos, Laurília Ruiz de Toledo Veiga e Regina Foschini.
CLIQUE AQUI e veja as propostas da Sociedade Civil de Ribeirão Bonito durante a CONSOCIAL

Um comentário:

Ana Maria disse...

Que bom que em RBonito ainda tenha alguns poucos que se interessam no futuro de nossa cidade. A classe política, pelo visto está fora desszes ideiais.
Ana Maria