sábado, 6 de julho de 2024

Vivedouro Queijaria Artesanal - Ribeirão Bonito

 



Queijaria autoral

Aqui não se encontra queijo tipo nada. No Vivedouro, o queijo é literato e tem estória: tem o Horácio, o Sancho, a Dulcineia, a Capitu... E a gente adora descrever essa trupe. Se bem que, nesses casos, o melhor mesmo é provar e deixar cada um falar por si.

 Nossa história

Queijaria Artesanal

Estamos instalados num casarão histórico, erguido como residência em 1907 e que serviu de matadouro municipal depois de 1949 por quase quatro décadas.

A história da nossa família aqui começou há muito tempo, lá em 1920. Mas foi só recentemente que voltamos pra cá, para nos instalar na casa que foi do meu avô, depois de muitos anos vivendo e trabalhando na capital.

Em 2020 começamos a nos aprofundar em fazer e maturar queijos artesanalmente, em casa, usando o leite das vacas de produtores locais. E entre acertar-errar-acertar, fomos estudando - vivenciando um aprendizado - e os queijos começaram a sair bons; cada vez melhores! Investimos numa formação técnica e fomos mergulhar no universo da produção artesanal queijeira nacional, onde tivemos contato com muitos projetos que nos inspiraram, dando a segurança necessária para darmos o primeiro passo em direção à profissionalização do nosso negócio.

 Para nós, comida é sinônimo de existência, de subsistência local, de dignidade: é a verdade mais coerente na face desse mundão véio e requer muito mais ponderação, desassossego e compreensão do que tem recebido. Acreditamos que o queijo merece se descolar de um olhar enviesado e restritivo, pois é alimento ancestral, milenar, cada peça um microcosmo rico de sentidos e infinito nas possibilidades da sua crueza e natureza selvagens.

Nenhum comentário: