quarta-feira, 12 de abril de 2023

Ribeirão Bonito - Gente Nossa: Cesar Torrezan

Ser empreendedor é ser amante dos seus sonhos e trabalhar para torná-los realidade

Neste capítulo, gostaria de ressaltar as qualidades de um grande empreendedor que muito ajudou no crescimento e desenvolvimento da cidade de Ribeirão Bonito. Trata-se de Cesar Torrezan , filho dos imigrantes italianos Vitorio e Giudita Torrezan. Cesar fundou  a empresa “Cesar Torrezan e Filhos”, no ano de 1950. Cidadão visionário, com iniciativa, liderança e persistência construiu uma empresa arrojada para sua época. Estabeleceu metas, correu riscos, identificou oportunidades, desenvolveu negócios e gerenciou sua empresa, até o momento em que passou para seus filhos.

Cesar deixou um grande legado de honestidade, comprometimento e amor pela cidade de Ribeirão Bonito. Não foram poucas as vezes em que liderou campanhas e doações. As terras do clube da cidade(Primavera Clube), em pleno centro de Ribeirão Bonito, foi uma doação do Cesar. 

Muitos foram lembrados em Ribeirão Bonito, sem mesmo terem sido destaques, apenas por indicação política, acabaram  estampados e homenageados com nomes de ruas, avenidas, pontes e praças.

Cesar Torrezan ao centro em frente sua industria em Ribeirão Bonito

Cesar Torrezan merecia e merece um reconhecimento maior da população pelo que representou e ainda representa ao município, além do seu nome figurar em um Centro de Especialidades.

Os maiores líderes não fazem as coisas buscando reconhecimento, mas a falta de tal empobrece a memória dos grandes feitos e benfeitores.

Quem sabe ainda alguém possa liderar uma homenagem a esse cidadão que fez por merecer o nosso reconhecimento.

Cesar Torrezan faleceu no dia 1 de agosto de 1967.

Histórias que a vida conta.....Nos anos 80, já morava na Fazenda Santa Eliza com o amigo Luiz Antonio Giordano. Certa feita fui a cidade de Matão na Industria Marchesan pegar uma peça de um implemento. Lá chegando, um dos diretores que não me lembro o nome, da família Marchesan, sabendo que eu era de Ribeirão Bonito, me chamou em sua sala e lá passou a contar algumas passagens envolvendo o senhor Cesar Torrezan. Não faltaram palavras elogiosas e de carinho vindo de um integrante de uma família de grandes industriais.

Fotos: Arquivo familiar

Um comentário:

fabio torresan disse...

Bem lembrado! Um cara, um ser humano impar, queria ter tido a oportunidade de conhecer e ter convivido com ele, ouço as historias dos primos que tiveram esse privilégio e são emocionantes! E mesmo tendo partido a tanto tempo, é uma figura presente na família Torresan, fala-se dele com saudades e carinho!