sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Alunos de Dourado participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e são diplomados

O instrutor PM Gideão esteve durante o ano de 2022, nas salas de aulas dos alunos com idade de 9 e 10 anos, ministrando curso que tem como objetivo  principal, a prevenção ao uso de drogas através da orientação, utilização de técnicas de resistência e conscientização sobre os efeitos danosos provocados por tais substâncias.  

São ministrados os seguintes temas às crianças: Responsabilidade, Drogas lícitas e ilícitas, análise dos riscos e consequências, modelo de tomada de decisão para fazer escolhas seguras e responsáveis,  pressão dos colegas, estratégias de resistência às drogas,  lidar com situações de tensão, comunicação confiante e eficaz, escuta enfática, bullying,  violência, ajudar os outros,  características de um bom cidadão, amor ao próximo, empatia, valores humanos, dentre outros assuntos. 

O evento contou com a presença de alunos, pais, amigos e autoridades. 







O que é o PROERD ?

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar.
Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.

Nenhum comentário: