sexta-feira, 24 de junho de 2022

Feriado de São João Batista em Dourado. Padroeiro da cidade

Homenagem a São  Roque na Paróquia São João Batista de Dourado. Data: 1934 - Padre Manoel Theotônio de Macedo Sampaio.

O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica. No mês de junho também é comemorado o Dia de Santo Antônio, no dia 13, e o Dia de São Pedro, dia 29
João, o pregador revolucionário
O santo que é sinônimo de festa junina está longe de ser uma exclusividade católica. João é um personagem importante no islamismo e em outras religiões com bem menos seguidores, como druzismo e fé baha'í.
João foi um pregador itinerante que atuava na área do Rio Jordão, na fronteira dos atuais Israel, Palestina e Jordânia. Costumava batizar seus seguidores (Jesus entre eles) nas águas do rio, o que inquietava as autoridades romanas que comandavam a área.
O historiador Flávio Josefo, que registrou muitos dos importantes acontecimentos da região, escreveu em "Antiguidades Judaicas" que o governador Herodes Antipas temia que a grande influência de João sobre o povo pudesse levantar uma revolta. Isso acabou levando à execução do santo.
Segundo a tradição cristã, João condenou publicamente Herodes por trocar a esposa por Herodias, mulher de seu irmão. Isso lhe rendeu a prisão e, depois, a decapitação, a pedido de Salomé, filha de Herodias.
A cabeça de São João Batista se tornou uma importante relíquia cristã ao longo dos séculos, especialmente na Idade Média, quando o culto a supostos restos mortais de santos era comum. Uma igreja em Roma, uma catedral na França e uma mesquita na Síria já alegaram possuir a cabeça de João(Uol)

Nenhum comentário: