sexta-feira, 2 de julho de 2021

Dourado - Pedra do Agnelli

Por: Ana Beatriz Custódio Anglevik

Foto: Sergio/ Visiomap

A "Pedra do Agnelli", fica em Dourado São Paulo. A pedra recebeu esse nome por causa de seu proprietário Natal Agnelli que quando veio da Itália para o Brasil comprou essas terras junto com seu irmão Francisco Agnelli que tinha essa pedra onde muitas e muitas histórias a rodeiam. Natal Agnelli(Italiano) era casado com Justina(Austríaca) eram meus tataravos.
A foto abaixo é de um de seus 8 filhos Antônio Agnelli ( chegou ao Brasil com 4 anos de idade) e Tereza ( Espanhola) sua mulher meus Bisavós. Todos estão sepultados em Dourado- atualmente essas terras não pertencem mais a família A PEDRA DO AGNELLI pode ser vista entre a estrada que liga Ribeirão Bonito e Dourado.
Dourado Cidade On Line
Os Agnelli possuíam a fazenda Pedra Branca entre Dourado e Ribeirão Bonito, onde existe uma enorme formação rochosa chamada cuzcuzeiro, a tal pedra branca. Até os dias atuais o pessoal chama a formação de "Pedra do Agnelli".

Francesco Agnelli, tio de Antonio tornou-se o contador da família, ganhava muito dinheiro exportando café, mas perdia no jogo...Vendeu a fazenda.Atulamente a propriedade leva o nome de "Serra Dourado", vizinha do Resort Santa Eliza, localizado no município de Ribeirão Bonito.
Corria o ano de vinte e sete. Época de muita agitação política, ânimos exaltados, revoluções. Antonio com a parte do dinheiro que lhe coube comprou a fazenda Contendas, perto de Brotas. Para lá foram Tereza e todos os filhos louros. Plantavam, criavam gado e cavalos de corrida muito bem cuidados pelo empregado "João Trovão". Possuía também um "pé de bode", que era o nome dos primeiros carros Ford, os famosos fordinhos, símbolo de status social nas décadas de vinte e trinta. E começou o tempo das revoluções. Mataram João Pessoa... Foi uma cascata de acontecimentos desembocando na primeira Revolução, a de 1930.(por Kate Agnelli.) e (Dourado cidade Online).

Nenhum comentário: