domingo, 25 de julho de 2021

Dourado: Escola Senador Carlos José Botelho será devolvida à população totalmente restaurada

 Escola Senador, patrimônio histórico de Dourado

A Escola Senador Carlos José Botelho foi instalada em 3 de agosto de 1909, no município de Dourado/SP, projetado por Manuel Sabater. Trata-se de uma das 126 escolas construídas pelo governo do Estado de São Paulo entre os anos de 1890 e 1930. Obra essa, tombada pelo seu valor histórico

A organização espacial era concebida incorporando preceitos e recomendações de higiene, insolação e ventilação previstos na cultura arquitetônica que vinha se firmando desde o século XIX.

A atual administração sob o comando do prefeito Gino Torrezan, com o apoio da PremieRpet, conforme compromisso de campanha,  está promovendo total reforma em seu prédio histórico. Em sua estrutura, após análise técnica, foi constatada a necessidade de reforços em seus alicerces, devido o comprometimento e abalo em paredes internas e externas.

     Prefeito Gino, vice Angela, Flavio Maluf e engenheiros visitando as obras de alicerce

A administração passada deu início aos trabalhos, sendo necessária, à época, a interdição do prédio. Os alunos foram abrigados nas dependências do Centro Juvenil local.

A empresa “Estaqueamento Magri”, tendo o seu proprietário nascido em Dourado, o engenheiro Antonio Benedito Cortizo Magri, é o responsável pelas obras de fundação neste primeiro estágio.

O Blog do Ronco conversou com Magri que detalhou os trabalhos que já tiveram início no último dia 12 de julho. A entrega dessa etapa está prevista para 12 de setembro. Basicamente, explicou Magri, são estacas e blocos de concreto que serão instalados nas áreas internas e externas, em várias partes, no entorno do prédio. É um trabalho altamente técnico que exige muito conhecimento e equipamento específico. O estudo já foi realizado e sabe-se exatamente onde estão os pontos críticos da estrutura.

Terminada essa fase estrutural, as obras terão continuidade, com abertura de processo licitatório, de livre concorrência, conforme Lei 14.130, onde o passo seguinte será a execução do projeto de restauração geral  do edifício, sempre com a observação e o aval do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

“Vamos devolver aos nossos alunos, a Escola Senador, totalmente restaurada, patrimônio esse, do povo douradense”, disse Gino Torrezan

Os recursos da obra são uma parceria da Prefeitura de Dourado e da empresa PremieRpet.


"A Escola Senador Carlos José Botelho, além de ser um patrimônio histórico da cidade de Dourado, representa através  do ensino, a esperança de um futuro mais próspero para todas as gerações de estudantes que por ela passarão”, disse o industrial Flavio Maluf .

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: