terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Araraquara URGENTE

 URGENTE

Araraquara prorroga lockdown severo até sexta (26)
Cidade está em lockdown desde domingo, dia 21, ao meio-dia. Período inicial do isolamento total termina nesta terça às 23h59
O prefeito Edinho Silva (PT) determinou a ampliação do lockdown severo por mais três dias em Araraquara e editou Decreto regulamentando que o isolamento seja prolongado até sexta-feira, dia 26.
A decisão, que será publicada em decreto nesta quarta-feira, foi tomada em avaliação conjunta entre a administração municipal e o governo do Estado. Também participaram do encontro infectologistas e representantes do comitê de contingenciamento. Também pesou na decisão os números de isolamento e os dados de infecção em Araraquara, que seguem em alta. “Após vários diálogos como o Comitê Científico, chegamos a conclusão que devemos estender as atuais regras de isolamento até sexta dia 26”, declarou o prefeito Edinho Silva.
Na sexta-feira, após análises e diálogos, será apresentado um plano de isolamento para as próximas semanas. O município de Araraquara iniciou o isolamento total às 12 horas de domingo, dia 21. De acordo ainda em vigor o primeiro período do lockdown encerra às 23h59 desta terça-feira, dia 23.
Desde o final de semana, o comércio não funciona em Araraquara. O transporte público, postos de combustíveis, restaurantes, bares, entregas por aplicativos e outros serviços não funcionam. A circulação de pessoas está autorizada apenas para atendimento médico e compra de medicamentos. Mercados atendem apenas por delivery e com postas fechadas.
Resumo do lockdown severo
- Mercados fechados (apenas entrega por delivery, atendendo com 30% dos funcionários internamente, sem acesso ao público). O delivery é exclusivo para mercados, não se aplica a bares, restaurantes, etc.
- Farmácias abertas;
- Transporte público paralisado (serviços de aplicativo como Uber ou 99 podem atender, mas transportando apenas UMA pessoa);
- Postos de combustíveis fechados (funcionam apenas aqueles que abastecem veículos públicos)
- Atividades industriais paralisadas (a exceção é para empresas que não podem parar em nenhuma hipótese, por risco de perda de produto ou equipamento)
- Terminal rodoviário permanece aberto.
As medidas valem a partir das 12h do dia 21 de fevereiro (domingo) até 23h59 de 23 de fevereiro (terça-feira)
Pessoas abordadas pela fiscalização devem apresentar nota fiscal da compra de remédio ou receita médica; atestado médico que comprove que estava em atendimento; passagem de empresas de ônibus, que confirme o deslocamento para a rodoviária. Trabalhadores de serviços autorizados devem apresentar carteira de trabalho, holerite ou contrato de trabalho.

Nenhum comentário: