terça-feira, 28 de julho de 2020

Dourado - Polícia Civil segue os trabalhos investigativos em ocorrência que vitimou rapaz de 31 anos em uma chácara

O Blog do Ronco conversou ontem, segunda(27) a noite, com o delegado Reinaldo Lopes Machado que preside o inquérito civil que apura a ocorrência do último sábado(25) em uma chácara de Dourado onde um grupo participava de uma confraternização. No local, um rapaz de 31 anos veio a óbito vítima de disparo de um revólver calibre 22. Em boletim de ocorrência lavrado na cidade de São Carlos, pelo delegado de plantão Marco Aurélio Gonçalves Costa, o proprietário da arma disse que resolveu praticar tiros em latinhas de cerveja e que num determinado momento, a vítima teria pedido para atirar, mas que não teria autorizado o uso da mesma.  Continuando, relatou ter deixado a arma sobre uma mesa e quando retornou ao local a vítima teria mostrado um ferimento na barriga, dizendo que havia se auto lesionado.

Ontem segunda(27), a equipe da Polícia Civil de Dourado ouviu 8 testemunhas que estiveram no local e que teriam presenciado a ocorrência.

O delegado Reinaldo Machado por sua vez,  não descarta a possibilidade de um terceiro ter disparado acidentalmente a arma que atingiu a vítima. Durante depoimentos há fatos e versões que poderiam levar a esse desfecho. No momento ainda é cedo para conclusões definitivas, pois trata-se de início de um processo investigativo onde a Polícia Científica também atua no caso e já periciou o local colhendo material.

O trabalho da Polícia Científica na análise das armas de fogo:

Características gerais: identificação do tipo de arma (revólver, pistola, etc.), marca, número de série, registro,  capacidade de carga, alma do cano, calibre, entre outras características.

Verificação de sistemas e eficácia no funcionamento: avaliar a capacidade de operação e se a arma está realizando disparos. Se a arma veio de um homicídio, é necessário testar a arma para verificar se ela está em funcionamento ou não.
Recentidade de disparo: é um exame feito para  verificar se o disparo foi realizado em um período recente à ocorrência da ação criminosa;
Regeneração metalográfica: exame realizado através de reagentes químicos para recuperar os elementos identificadores de uma arma de fogo caso tenham sido danificados (lixados, p. ex.), como exemplo o número de série.
Micro comparação balística: análise com o objetivo de esclarecer se um projétil ou estojo questionado foi disparado a partir da arma de fogo apresentada à perícia.
Exame de segurança: verificação da eficiência dos mecanismos da arma para averiguar a possibilidade de disparo acidental ou involuntário sem o acionamento do gatilho.
Nas próximas horas o delegado Machado deverá ouvir o proprietário da arma que vitimou o rapaz de 31 anos.

Nenhum comentário: