domingo, 14 de junho de 2020

O Pânico com o Coronavírus deve ser substituído por boas práticas de segurança e a certeza que todos estarão obedecendo os protocolos de prevenção.


Há mais de 60 dias que estamos vivendo momentos difíceis por conta do inimigo invisível do Coronavírus. O assunto vem dominando todo o noticiário da imprensa escrita, falada e televisada. Nas redes sociais muitas informações e várias delas, comprovadamente sem qualquer nexo. Até mesmo a Organização Mundial da Saúde deu suas escorregadas, voltando atrás em suas avaliações. O pânico em nada ajuda.
Foto montagem internet

As comparações entre os países que foram acometidos pela pandemia são feitas de modo geral, sem levar em conta suas particularidades, o que de certa forma provoca reações alarmistas e muitas vezes, desconectas entre si.

Fala-se muito de medicamentos, no caso a Cloroquina, onde a discussão é uma verdadeira “bola dividida”. Sabe-se que duas autoridades  médicas do país acometidas pela doença fizeram uso dessa droga, e de certa forma, não entraram na fase aguda da COVID19. A pergunta que se faz, foi a Cloroquina que os salvaram de uma situação mais grave? Essa discussão é bom que fique com os cientistas.

O Governo do Estado oferece de forma permanente uma base de dados que define os critérios de classificação nas fases do Plano São Paulo. Os critérios que definem as cinco fases de restrições e permissões a atividades econômicas em São Paulo são: média da taxa de ocupação de leitos de tratamento intensivo para COVID. 19; número de leitos UTI COVID-19 por 100 mil habitantes; e evolução semanal de casos confirmados, internações e mortes pela doença na comparação com a semana anterior

A região de São Carlos e Araraquara, foi rebaixada para a fase 2(laranja) sendo que anteriormente estavam na fase 3(amarela). Vale aqui registrar que a proprietária do Santa Clara Eco Resort, Taiza Krueder, intermediou para a Santa Casa de São Carlos 50 oxigenadores, o que ajuda muito no tratamento de pacientes com o Coronavírus.

O que o cidadão deve levar em conta com esse rebaixamento? Fundamentalmente, tomar os devidos cuidados. Essa talvez, seja a melhor forma de se proteger.

O que as empresas estão fazendo para garantir aos seus funcionários que no interior delas a segurança está sendo implementada?

Exemplo a ser seguido

Vejamos um bom exemplo que está bem pertinho de nós, a Premier Pet. Todos os esforços estão sendo realizados por parte da empresa, para que haja total segurança no interior de seu parque fabril, localizado no município de Dourado. Mais de 40 ações foram tomadas desde que a pandemia se instalou no país. Um investimento de grande porte foi aportado na Premier na prevenção do Coronavírus. Até mesmo uma cabine com pulverização com produto higiênico com poder desinfetante, está disponibilizado em dois setores da empresa, onde o colaborador,  obrigatoriamente, recebe o ”spray”  do produto. Nove enfermeiras divididas em turnos, exercem a tarefa de conferir a temperatura de todos que chegam na empresa. Por medida de precaução, centenas de testes estão sendo realizados para checagem da sorologia.

Dessa forma, fica claro que no interior da Premier Pet, a segurança é total. Ocorre que não há como fiscalizar e acompanhar a vida de cada colaborador ao deixar a empresa. Foi pensando nisso que a Premier em canal interno, produziu um vídeo orientando a todos dos perigos que estão fora da fábrica. Essa é mais uma ação positiva da Premier Pet que vê com muita responsabilidade o momento que o país está passando, fazendo de forma exemplar a parte que cabe a ela.

Assistam ao vídeo disponibilizado com exclusividade ao Blog do Ronco e que foi transmitido internamente em canal fechado, a todos os colaboradores da Premier Pet.

Nenhum comentário: