sábado, 4 de abril de 2020

Morre Antonio Bassi aos 93 anos. Dourado fica mais triste...

Miguel de Cervantes disse - "A formosura da alma campeia e denuncia-se na inteligência, na honestidade, no recto procedimento, na liberalidade e na boa educação".
 Antonio Bassi
 Sergio Ronco 
Morreu neste sábado(4) Antonio Bassi, aos 93 anos. Dourado está entristecida. Bassi deixa um legado de comportamento de um verdadeiro cidadão no mais simbólismo da palavra. A cidade deve a esse grande homem a mais alta das homenagens que um ser humano poderá receber. Doou sua vida inteira fazendo o bem e amando sua numerosa família. Lutou bravamente com o seu braço forte na construção de uma indústria que era reconhecida por todos como a fábrica dos sonhos dos homens do campo.
No Grupo Escolar - Antonio Bassi (04)

 Patriarca de uma família numerosa e tradicional da cidade, casado com Maria do Carmo dos Santos Bassi que em julho passado completou 90 anos.  O matrimônio completou completando 70 anos. O casal teve seis filhos, Antonio Carlos, José Luiz, Maria Aparecida, Archimedes, Francisco Geraldo e Ana Lucia. Todos nascidos em Dourado e um detalhe, apenas Ana Lucia foi atendida no hospital local os demais  nasceram na casa onde sempre morou os pais, sob os cuidados da parteira Concepcion Padilha. Netos são 11 e 10 bisnetos. 

Família Bassi

Bem, posso dizer que quando cheguei de São Paulo em 1978, para ajudar o amigo Luiz Antonio Giordano na administração da Fazenda Santa Eliza, um dos primeiros empresários a quem fui apresentado foi Antonio Bassi e seus filhos que trabalhavam juntos na arte das ferragens e fabricação de carretas. Logo percebi que aquele local era abençoado e a força do trabalho era algo que naquele local era regra.Falante, educado, prestativo, competente na profissão que escolheu, reunia uma gama de clientes seletos. Fazendeiros, sitiantes e chacareiros eram os frequentadores da Industria Bassi. Contador de histórias e "causos", guardava na viva memória o que bem poderia fazer parte de páginas de um livro.
Guardarei esta foto com muito carinho

Pessoalmente, era agraciado com visitas constantes na Casa do Fazendeiro, onde por conta da educação, dizia  "A loja mais bonita de Dourado". Estamos todos muito tristes, porém com a certeza de que Antonio Bassi cumpriu aqui na terra, a sua missão com grandeza e sabedoria. 

Descanse em paz, meu velho amigo. Você ficará por todo e sempre encrustado no cantinho da saudade de nossos corações.

Nenhum comentário: