Sergio Ronco
A Prefeitura de Ribeirão Bonito através do Departamento de Saúde divulgou na tarde de ontem, quinta(16), um caso de um rapaz de 38 anos que deu entrada no Pronto Socorro local com sintomas gripal e, pela gravidade do caso, foi imediatamente transferido para a Santa Casa da cidade de São Carlos, vindo a falecer. Em primeiro lugar é bom que se diga que de tempos para cá, também os casos gripais estão sendo acompanhados.
Pois bem, no Atestado de Óbito, desse morador em Ribeirão Bonito, nos informou a secretária da saúde Maria Eliza Alboléia, está a causa mortis assinada pelo médico responsável, de Insuficiência Respiratória a esclarecer, com SUSPEITA por CORONAVÍRUS. É bom que se saiba que existe uma classificação para que o profissional da saúde, no caso o médico que atesta a morte do paciente, para que siga uma regra estabelecida pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Essa regra foi respeitada, ainda segundo Maria Eliza.
Foi o que realmente foi feito, seguindo rigidamente os protocolos estabelecidos. A infecção humana pelo 2019-nCoV é tida como uma Emergência de Saúde Pública pelo Regulamento Sanitário Internacional. Assim, a doença trata-se de um evento de notificação imediata.
Como notificar ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS)
A notificação deve ser feita com brevidade, em até 24h a partir do conhecimento do caso que se enquadre na definição de suspeito. Para os casos suspeitos, não confirmados,
deve-se fazer constar na linha “a”: Insuficiência Respiratória a esclarecer ou
Morte a esclarecer. E na linha “b”: Suspeita ou Provável COVID-19. Existindo
comorbidades ou outras condições significativas que possam ter contribuído
para o evento morte.
Conclusão:
Nas redes sociais muitos comentários que teria sido exagerada a informação oficial da prefeitura do rapaz que veio a óbito, tendo o caso em questão, recebido o status de morte por SUSPEITA de CORONAVÍRUS, o que na realidade está de pleno acordo com o que manda a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em seu protocolo. Portanto não há nada de errado nessa comunicação oficial. E mais, tendo essa suspeita, que esperamos e rezamos para que não seja confirmada através de exames laboratoriais, as pessoas que tiveram contato com o o rapaz que veio a falecer merecem os devidos cuidados e o acompanhamento da área da saúde de Ribeirão Bonito para a própria segurança dos familiares bem como a dos que tiveram contato com ele.
Ribeirão Bonito tem sido rigoroso com relação ao virus e as medidas que são tomadas. As informações são diárias, oficiais e necessárias. A população tem todo o direito de ser informada. Não vejo pânico na informação e sim a realidade dos fatos. Quando falam que o rapaz era portador de outras doenças, no comunicado está claro essa informação no comunicado oficial, nada foi omitido: " Apresentava outras comorbidades"
Claro que assusta a todos, não há a menor dúvida quanto a esse fato. Mas não podemos misturar os nossos medos com a realidade dos fatos. mais uma vez digo que devemos torcer para que o resultado dos exemes retornem de forma negativa pelo Coronavirus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário