quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Pedra do Agnelli - Parte II - Dourado/Ribeirão Bonito

Os Agnelli possuíam a fazenda Pedra Branca entre Dourado e Ribeirão Bonito, onde existe uma enorme formação rochosa chamada cuzcuzeiro, a tal pedra branca. Até os dias atuais o pessoal chama a formação de "Pedra do Agnelli". Francesco Agnelli, tio de Antonio tornou-se o contador da família, ganhava muito dinheiro exportando café, mas perdia no jogo...Vendeu a fazenda.Atulamente a propriedade leva o nome de "Serra Dourado", vizinha do Resort Santa Eliza.
 
Corria o ano de vinte e sete. Época de muita agitação política, ânimos exaltados, revoluções. Antonio com a parte do dinheiro que lhe coube comprou a fazenda Contendas, perto de Brotas. Para lá foram Tereza e todos os filhos louros. Plantavam, criavam gado e cavalos de corrida muito bem cuidados pelo empregado "João Trovão". Possuía também um "pé de bode", que era o nome dos primeiros carros Ford, os famosos fordinhos, símbolo de status social nas décadas de vinte e trinta. E começou o tempo das revoluções. Mataram João Pessoa... Foi uma cascata de acontecimentos desembocando na primeira Revolução, a de 1930.(por Kate Agnelli.) e (Dourado cidade Online).
                                      Pedra do Agnelli - Foto: Arthur Neto com drone

Muitas histórias são contadas com relação a Pedra do Agnelli, inclusive existe um livro editado cujo trecho está acima,  que menciona a referida pedra. Uma  delas, diz que durante a Revolução de 1930, soldados paulista escolheram a Pedra do Angnelli como esconderijo e por lá ficaram algum tempo.
                                         Pedra do Agnelli - Foto: Arthur Neto com drone

Há comentários de que nessa pedra, havia uma luz de cor azul que saia em direção ao céu sempre no mesmo horário, a noite, e que familiares dos Agnelli sentiam muito medo e nunca se aproximavam nesse horário do local. Relatos de que antropologistas da USP estiveram analisando a pedra, mas nunca houve uma resposta.

OBS: Segundo relatos, a família AGNELLI, donos da Ferrari e Fiat são da mesma família descrita acima.

Nenhum comentário: